quarta-feira, 9 de abril de 2014

MANDAMENTOS DE BOA CONVIVÊNCIA



A paz começa em nossa casa e deve continuar em nosso ambiente de trabalho. Afinal é nele que passamos a maior parte do tempo. Entendo que o conteúdo desse texto poderá levar a paz entre as pessoas que convivem quase 10 horas do dia juntas, no ambiente corporativo, pessoas que estão em família, amigos ou grupos sociais.
A tarefa não é fácil, mas, juntos, conseguiremos formar uma futura geração mais ética, responsável e respeitando o direito do próximo.
As dicas aqui apresentadas não parecem novidade, mas quando nos deparamos com certas situações no dia-a-dia, observamos que as pessoas esquecem e só pensam em praticar “a sua lei”, querendo obter vantagens pessoais à custa da humilhação, desrespeito e falta de educação para com seus pares e com a sociedade. 

Digo sempre aos meus alunos: não somos obrigados a "gostar" do colega de trabalho, mas devemos respeitar e melhor conviver para que nosso dia na empresa não vire um tormento.
É uma leitura de reforço às boas práticas, portanto sugiro que seja lida, refletida, internalizada, compartilhada e PRATICADA por todos.


MANDAMENTOS DE BOA CONVIVÊNCIA NO TRABALHO

1- Lembre-se de que você é um ser social; você precisa dos outros e os outros precisam de você. É a união que faz a força.

2- Controle as suas palavras, fale o necessário e em um tom de voz agradável.

3- Não magoe os outros com brincadeiras de mau gosto ou palavras ofensivas.

4- Não comente os defeitos alheios nem faça mexericos.
5- Tenha uma mente aberta para respeitar as opiniões dos outros e saiba discordar sem ofender.

6- Seja alegre e otimista. Irradie em volta de si um ambiente de bondade e confiança.

7- Mostre interesse por tudo que os outros fazem ou gostam. Alegra-se com os que estão alegres e dê seu apoio aos que estão em dificuldades.

8- Elogie os bons trabalhos, mesmo que não saiba quem os tenha feito.

9- Faça poucas promessas e cumpra-as.

10- Não seja mercenário a ponto de só fazer o bem a troco de recompensas. 


REGRAS GERAIS DE BOA CONVIVÊNCIA

• Seja alegre e comunicativo. Um “bom dia”, um “alô” custam pouco e rendem muito;

• Seja simples e modesto. Se você possui qualidades “notáveis”, cedo ou tarde os outros notarão isso, como também descobrirão suas imperfeições;

• Não economize sorriso: de todas as moedas circulantes no comércio da vida, o sorriso é a que compra maior porção de alegria pelo menor preço;

• Por falar nisso, não compre briga porque sai caro;

• Interesse-se pelos outros. Só assim os outros acharão você interessante;

• Seja um bom conversador deixando que os outros falem mais;

• Seja otimista. Quem vê tudo na existência pelo lado sombrio do derrotismo raramente cruza com amigos na rua porque a maioria deles dobra a esquina para escapar do encontro;

• Faça aos outros, em lugar de críticas, quantos elogios puder fazer honestamente. As pessoas de um modo geral adoram ouvi-los e quando os recusam talvez no fundo esperem ser elogiados por isso;

• Com os inimigos, declarados ou gratuitos, mantenha a sobriedade do cavalheirismo. Não fale mal por trás nem perca uma oportunidade de reconciliação, dando o primeiro passo, pois nada lhe garante que no dia seguinte um deles não seja a única pessoa capaz de “salvar a sua vida”;

• Compreenda que as pessoas que pensam diferente estão sinceramente convencidas de que o errado é você.



OS 10 MANDAMENTOS DA CASA/TRABALHO

1- Se você acendeu, APAGUE
2- Se você abriu, FECHE
3- Se você bagunçou, ARRUME
4- Se você quebrou, CONSERTE
5- Se você não sabe consertar, CHAME ALGUÉM QUE SAIBA
6- Se você necessita de algo que não lhe pertença, PEÇA
7- Se você não sabe como funciona, NÃO MEXA
8- Se você pediu emprestado, DEVOLVA
9- Se você levou, TRAGA
10- Se não lhe diz respeito, NÃO SE META.

Obs: Não se esqueça de que o local do seu trabalho é a sua 2ª casa.


_________
Extraído do livro de Sonia Jordão: A Arte de Liderar – Vivenciando Mudanças num Mundo Globalizado.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

DEZENOVE MANEIRAS PARA O PROFISSIONAL SER MAIS EFICIENTE NA ATUALIDADE



O mercado de trabalho está em constante transformação e, para acompanhar esse ritmo, os profissionais precisam ser eficientes naquilo que fazem. Embora não exista uma fórmula secreta para desenvolver essa habilidade, a mudança de alguns hábitos pode fazer a diferença. É natural do ser humano se sentir sobrecarregado devido às mudanças, principalmente quando se tratam de grandes mudanças. Mas, muitas vezes, as mudanças mais efetivas acontecem de uma forma menor, trazendo melhoria de perspectivas, foco e sucesso. Quando se muda de empresa, por exemplo, vem a pergunta: o que fazer para ser mais eficiente?

 A revista Forbes publicou sobre as práticas de fazer melhorias e se tornar mais eficiente. São dicas simples que, se aplicadas com coerência, podem fazer a diferença.

Aproveitem a leitura!!!!

Fique longe de pessoas negativas - Qualquer pessoa com uma atitude negativa pode atrapalhar a sua vida. Não seja assim e não ande com uma delas.
Lembre-se: você pode brilhar em qualquer lugar - Não se sinta preso em a um emprego ou negócio, corra atrás de seus objetivos para superar suas expectativas e alcançar o sucesso.
Desconecte-se quando estiver de folga - Quando você estiver com sua família ou amigos, fique longe da tecnologia e se mantenha presente.
Vista-se como se hoje fosse um grande dia - Nosso dia tende ser correspondente às nossas expectativas.

 Ligue para um velho amigo - É muito mais fácil reacender um antigo relacionamento começar um novo.
Fale com alguém desconhecido - Sabe aquela pessoa com quem você sempre quis conversar? Faça isso hoje.
Converse mais - Pessoas não foram feitas para viverem em conchas. Converse com amigos com quem você possa falar abertamente.


Escreva como se fosse uma versão final - Todo mundo acaba sendo vítima de erros de digitação, mas quando você revisa a raridade do mesmo acaba.


 Faça um 'check-up' - Não um médico, mas um check-up de crescimento. Será que eu aprendi alguma coisa hoje? Se a resposta for 'não', comece a ler ou revisar as pessoas ao seu redor.
Faça uma lista do que fazer no fim do dia - Desta forma, você conseguirá facilitar suas tarefas de amanhã.
Distribua elogios - Um caso em que poupar não faz bem nenhum.
Fale mais sobre os outros do que sobre você - Você aprenderá muito escutando outras pessoas e elas irão embora se sentindo ótimas.
Pare de tratar leitura como algo secundário - Quanto mais você lê, mais conhecimento você adquire, tanto para sua carreira como para sua vida pessoal.

 Seja leal - A quantidade de coisas boas que podem acontecer por você ser o amigo ou membro da família de confiança supera a quantidade de momentos que você foi fiel a quem ama.
Sonhe alto - Embora seja fácil pensar em sonhos como material da fantasia, eles servem como propósito prático para você alcançar seus objetivos.
Monitore seus perfis de mídia social - Verifique se sua biografia está em dia, se a foto é boa e profissional e seu conteúdo é consistente.
Abrace - Todos nós temos uma profunda necessidade de se conectar. Dar um abraço de seis segundos fará você e a pessoa abraçada se sentir imediatamente melhor.
Saiba absorver as informações - Se um livro ou uma pessoa mencionada a você não é familiar, anote o nome e pesquise depois.
Pergunte - A curiosidade alimenta sua mente e alma. Procure sempre estar aprendendo.


Fonte:

Figuras: Google imagens