A pessoa que desenvolve bem
atividades coletivas é valorizada pelas empresas e escolas. Na escola, um trabalho em grupo pode ter
muitos significados. Para alguns, é mais uma chance de ganhar uma nota com
o esforço dos colegas - o que é frustrante para quem se vê obrigado a realizar
a tarefa dos demais. Também existem aqueles que aproveitam o tempo para
conversar com os amigos e, muitas vezes, se esquecem do objetivo proposto pelo
professor. Por outro lado, muitos verão
o trabalho como uma oportunidade de aprender e compartilhar, e isso pode ser
determinante para o futuro do aluno no mercado de trabalho.
As habilidades para realizar tarefas coletivamente podem ser
desenvolvidas já na infância. Darli Collares, professora da Faculdade de
Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explica que não
existe uma idade exata, mas por volta dos 7 ou 8 anos, fica mais visível aos
adultos a possibilidade de as crianças trabalharem numa perspectiva de
reciprocidade de pensamento. O processo, contudo, não é simples. “É difícil
para a criança acolher uma opinião diferente da sua e ter que, por vezes, abrir
mão de seu ponto de vista. O papel do professor é fundamental, pois, como
autoridade, caberá a ele garantir que este processo se dê de forma segura e
solidária para todos”, diz Darli. Mesmo depois da infância, o entendimento
sobre o trabalho coletivo ainda precisa ser trabalhado. “A noção de
trabalho em grupo não é entendida nem por crianças, nem por adultos. Eles se
unem para trabalhar individualmente”, acredita Leandro Balejos, que leciona
história e geografia para alunos de sexta série do ensino fundamental e de
educação de jovens e adultos (EJA). Para Balejos, a escola deve ensinar a
cooperação, e é tarefa do professor motivar os estudantes para que todos
trabalhem juntos.
Na mesma linha, Darli defende que os trabalhos em grupo
desenvolvem habilidades que não podem ser trabalhadas de forma individual. “Um trabalho de grupo envolve um processo de
criação, combinações, trocas, decisões, tempo de desorganização (cair num vazio
de ideias) e de organização (fundamental para o êxito do trabalho). Em função
disso, ser capaz de ouvir o outro, colocar-se no lugar do colega, acolher
ideias diferentes da sua para definir a melhor para o momento, impõe a
reciprocidade de pensamento”, explica. Ela cita o psicólogo suíço Jean
Piaget, destacando que a função da escola deve ser a de promover um método de
cooperação entre os alunos, mais do que abordar conteúdos.
Respeito e negociação
Muitas vezes, os professores permitem que os alunos escolham
seus parceiros por afinidade, outras, determinam as equipes por sorteios ou até
por escolha de perfis. Em ambas as situações, há vantagens e desvantagens.
Quando escolhem com quem trabalhar, os estudantes podem contar com a facilidade
de estar entre amigos, e o entrosamento é mais fácil. Por outro lado, quando o
professor determina a formação de uma equipe, o grupo fica mais heterogêneo,
obrigando que todos cheguem a consensos e desenvolvam meios de negociação e
respeito às opiniões diferentes. Nas turmas em que Balejos dá aula, sempre fica
uma cadeira vazia ao lado de cada grupo, para que o professor possa acompanhar
os trabalhos, muitas vezes intermediando negociações. A separação ou a troca dos grupos deve ser a última alternativa, e os
conflitos precisam ser esclarecidos e resolvidos - afinal, também existirão no
mercado de trabalho e precisarão ser contornados.
Cada vez mais, o mercado
exige as habilidades adquiridas em trabalhos em grupo. Consultor de recursos
humanos, Rafael Pereira destaca que as empresas geralmente buscam profissionais
que saibam atuar em equipes, mesmo em setores onde, teoricamente, o trabalho é
individual. Segundo ele, o adulto pode
desenvolver a capacidade para trabalhar coletivamente, mas o empregador tende a
preferir o profissional que já apresenta essa característica. Além disso, é
comum que as companhias queiram profissionais que entendam o conceito de
complementaridade - ou seja, já que é impossível que uma pessoa seja boa em
tudo, é essencial que saiba aliar seus conhecimentos com os dos outros em prol
do bem comum.
10 dicas para
trabalhar bem em grupo*
Atire a primeira pedra quem nunca brigou
com um colega de trabalho, perdeu o cliente por falhas na comunicação da equipe
ou mesmo sentiu falta de comprometimento entre os profissionais da mesma área
ou setor.
No livro "Os 5 desafios das
equipes", o autor Patrick Lencioni traz uma fábula sobre liderança que
mostra quais os ingredientes necessários para as equipes trabalharem de forma
efetiva. Segundo ele, "O trabalho em equipe nada mais é do que o ato de
praticar um pequeno conjunto de princípios durante um longo período de tempo. O
sucesso não é uma questão de dominar teorias sutis e sofisticadas, mas de
abraçar o senso comum com níveis incomuns de disciplina e persistência.
Ironicamente, as equipes têm sucesso porque são excessivamente humanas. Ao
reconhecerem as imperfeições inerentes à sua condição humana, os integrantes
das equipes funcionais superam as tendências naturais que fazem com que
confiança, conflito, comprometimento, responsabilidade e foco nos resultados se
transformem em coisas tão ambíguas".
Mas como lidar com as adversidades do
dia-a-dia e formar uma equipe confiante, comprometida com os resultados e unida
em prol dos mesmos objetivos? O site português SuperEmprego, do portal SAPO, listou algumas
dicas práticas para trabalhar bem em grupo, que reproduzimos abaixo. Confira!
Seja paciente - Nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas, afinal
"cada cabeça, uma sentença". Por isso é importante que você seja
paciente e pense antes de falar. Procure expor os seus pontos de vista com
moderação e ouça o que os outros têm a dizer. Respeite sempre os colegas, mesmo
que não esteja de acordo com as opiniões deles.
Aceite as idéias dos outros - Muitas vezes é difícil aceitar idéias novas ou admitir que não
temos razão; mas é importante saber reconhecer que a idéia de um colega pode
ser melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais importante do que o nosso
orgulho é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar.
Não critique os colegas - Podem surgir conflitos entre os colegas de grupo, mas é muito
importante não deixar que isso interfira no trabalho. Avalie as idéias da
pessoa, independentemente daquilo que achar dela. Critique as idéias, nunca a
pessoa.
Saiba dividir - Ao trabalhar em grupo, é importante dividir tarefas. Não parta
do princípio de que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa.
Se isso fosse verdade, o trabalho não seria "em grupo", seria
individual, concorda? Partilhar responsabilidades e informação é fundamental
para o sucesso da equipe.
Trabalhe - Não é por trabalhar em grupo que você deve relaxar nas suas
obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra
completamente diferente. Colabore com a sua parte e verá o resultado no final.
Seja participativo e solidário
- Procure dar o melhor de si e ajude os seus colegas sempre que
necessário. Da mesma forma, você não deverá se sentir constrangido quando
também precisar de auxílio.
Dialogue - Quando você se sentir desconfortável com alguma situação ou
função que lhe tenha sido atribuída, é importante que explique o problema, para
que seja possível alcançar uma solução que agrade a todos e não sobrecarregue
ninguém.
Planeje - Quando várias pessoas trabalham em conjunto, é natural que
alguns se dispersem; por isso o planejamento e a organização são ferramentas
importantes para que o trabalho de grupo seja eficiente e eficaz. É importante
fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu
alcançar no tempo previsto.
Aceite a ideia do erro - Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas e o grupo é
muito coeso e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar resistente a
mudanças e a opiniões discordantes. É importante que a equipe ouça opiniões
externas e que aceite a idéia de que pode errar.
Aproveite -, afinal o
trabalho em grupo acaba sendo uma boa oportunidade de conviver mais de perto
com os seus colegas, conhecê-los melhor e também de aprender com eles. Boa
sorte!
Referências:
Imagens: google imagens
*Camila
Micheletti http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/comportamento/290304-dicas_trabalho_grupo.shtm
http://noticias.terra.com.br/educacao/entenda-por-que-e-tao-importante-saber-trabalhar-em-grupo,859164805d5ba410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html
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