Será que é
suficiente para uma empresa ter uma equipe talentosa e motivada para obter
sucesso? Creio que se ela não estiver bem informada e se seus integrantes não
se comunicarem adequadamente, não será possível potencializar a força humana
desse grupo. Dessa forma, a comunicação interna é algo prioritário que deve
merecer grande atenção.
Entende-se por
comunicação interna o esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa,
órgão ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento,
ágil e transparente, da direção com os diferentes públicos internos e entre os
próprios elementos que os integram. Ela
não se restringe à chamada comunicação
descendente, ou seja, aquela que flui da direção para os empregados, mas
inclui, obrigatoriamente, a comunicação
horizontal (entre os segmentos do público interno) e a comunicação ascendente, que estabelece o feedback e instaura uma
efetiva comunicação.
Nas organizações em
que se pratica apenas a comunicação descendente, talvez nem seja apropriado
mesmo falar-se em comunicação, porque, como um processo, ela precisa
realizar-se nos dois sentidos. Na verdade, ela tem sido relegada a um
segundo plano no planejamento de comunicação das empresas (se é que existe esse
planejamento!!), órgãos ou entidades, certamente porque falta aos empresários e
executivos a consciência de que a
comunicação transparente, ágil, democrática e participativa é vital para o
desenvolvimento e a sobrevivência das organizações.
Ao se analisar o
assunto da perspectiva das lideranças, há algumas justificativas para os
problemas de comunicação:
· excesso de
informação;
· falta de
envolvimento e participação das pessoas;
· falhas na
comunicação;
· inconsistência das
mensagens;
· pouco trabalho em
equipe;
· dificuldade em
personalizar as mensagens para os diferentes níveis de funcionários; e
· integração da
comunicação no processo de planejamento da empresa.
Especialistas
afirmam que há cinco Cs para uma
comunicação interna eficaz: clara;
consistente; contínua e frequente; curta e rápida; e completa. Isso quer dizer que o
foco da comunicação interna é a motivação. Toda instituição é formada por
pessoas e o modo como estas pessoas se relacionam com o cliente, os parceiros
de trabalho e os fornecedores pode ser decisivo.
Alguns pontos devem
ser levados em consideração no processo interno de comunicação, quais sejam:
– Conceito: a comunicação deve ser ágil,
seguir um planejamento estratégico e ter uma linha editorial;
– Temas: a comunicação interna serve para
transmitir aos funcionários mudanças operacionais e estratégias feitas na
empresa, informações administrativas, ações da empresa e participação da
companhia no mercado. Pode ainda tratar de assuntos ligados a responsabilidade
social, meio ambiente e eventos culturais. Há empresas que reservam espaço para
notícias dos próprios funcionários;
– Responsáveis: o ideal é que o setor de Recursos
Humanos participe da ação de comunicação, mas o responsável deve ser um
profissional de Relações Públicas. Os gestores do negócio também devem estar
envolvidos no processo;
– Canal de comunicação: são diversos os
meios que as empresas podem utilizar para implantar seu sistema de comunicação
para os funcionários. Os mais utilizados são jornais, revistas, informativos,
intranet, quadro mural, vídeos e reuniões dos gestores com suas respectivas equipes
de trabalho;
– Pequenas empresas: a comunicação não é
privilégio de grandes empresas. As empresas menores também podem implantar
projetos de comunicação, como, por exemplo, promover encontros entre
funcionários e criar pequenos informativos.
Enfim, para que a
organização tenha a gestão do conhecimento de como está funcionando a sua
comunicação interna, devem ser desenvolvidos indicadores para cada caso, feitas
pesquisas com metodologias adequadas e, após a coleta dos dados qualitativos e
quantitativos, deve ser feita uma avaliação. A experiência comprova que, apesar
do planejamento estratégico, a comunicação interna pode ser aperfeiçoada no dia
a dia, com correção de rumos e acompanhamento da dinâmica do clima
organizacional.
As pesquisas são
fundamentais para isso e também para compreender melhor a visão interna sobre a
identidade corporativa.
Melhore a comunicação de sua empresa
Os
processos de comunicação interna e externa nas empresas brasileiras não estão
inseridos no contexto de sua estratégia, em sua missão, visão e valores. É
contratada uma assessoria de comunicação que, na maioria das vezes, é
terceirizada e não faz parte dos sistemas de gestão organizacional. Assim, os
resultados são pífios e as comunicações externas e internas se tornam
ineficazes e ineficientes, funcionando apenas por um certo tempo.
O fundamental é saber utilizar os meios eletrônicos, quadros de
comunicação espalhados pela empresa, jornais impressos ou online internos e
externos, etc. para se comunicar com eficiência tanto com o público interno
como externo.
É importante que os gestores reconheçam que todo esse esforço visa
aumentar nos funcionários o comprometimento em suas atividades diárias que
refletem diretamente na relação da empresa com o cliente ou com o consumidor.
COMUNICAR É PRECISO!!!
Fonte:baseado em Hayrton
Rodrigues do Prado Filho /https://qualidadeonline.wordpress.com/2010/01/14/a-importancia-da-comunicacao-interna-nas-empresas/
Imagens: google imagens
Olá, querida Carmen
ResponderExcluirHoje em dia, mais do que nunca, é preciso estar atento à verdadeira comunicação e não só a de massa...
Bjm fraterno
Valeu, Carmen! Obrigado.
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