Muitos
profissionais assumem cargos de chefia por estarem tecnicamente bem
qualificados. No entanto, para serem bem sucedidos é necessário que aprendam a
liderar pessoas. James Hunter autor do Best-seller O Monge e o Executivo, diz:
" Você gere coisas e lidera pessoas". Ser bem-sucedido liderar na era
da informação requer muito mais do que um chefe durão. O crescimento frenético
do mercado obriga as empresas a não promoverem profissionais despreparados para
cargos de chefia. As empresas estão carentes de verdadeiros líderes de equipe.
E a explicação para isso é que para liderar não basta apenas ter conhecimento
técnico, é preciso saber liderar pessoas, que diferentemente de máquinas, têm
sentimentos.
No
entanto, como em qualquer segmento, com o decorrer do tempo o papel do líder
sofreu mudanças. Hoje o líder não é mais um realizador do tipo que dizia
"quer bem feito faça você mesmo", passou a ser um catalisador. Ele
precisa saber motivar as pessoas a sua volta para que elas desejem realizar as
tarefas que ele precisa que façam.
Alguns
líderes ainda temem ensinar tudo o que sabem, com receio que seus liderados tomem
o seu lugar. Assim, ensinam somente o básico ou pouco mais, deixando sempre
alguma coisa de fora. Este tipo de comportamento não tem mais lugar no cenário
atual. Longe de reprimir seus liderados, precisa ajudá-los a gerarem resultados
e isto envolve dar espaço para que eles sejam notados e brilhem.
O
tipo de líder que as empresas precisam é aquele que não pensa pelas pessoas,
mas as ajuda a pensarem e que tem impulso e desejo de mudar, fazer o melhor.
Além de ter potencial este líder acredita em si e em sua causa, não deseja ter
apenas seguidores leais, mas busca arduamente desenvolver cada pessoa de sua
equipe para estarem aptos para assumirem a liderança quando for necessário.
Um
líder é formador de novos líderes. Uma boa condução de equipe também pede um
bom ambiente de trabalho. A postura do chefe influi muito em situações de
tensão. As pessoas já possuem desafios e situações estressantes suficientes,
não sendo necessário, portanto, criar mais dificuldade.
O
líder precisa, antes de controlar a equipe, controlar a si mesmo. Para liderar
de modo eficaz é preciso entender que nem todas as pessoas se motivam com
desafios permanentes, mas a maioria delas se sente motivada se lhes forem
apresentados os significados desses desafios. Onde queremos chegar? Que resultados
serão alcançados?
Outro
fator importante observado nos líderes bem sucedidos é que eles aprendem a
lidar muito bem com o poder inerente ao seu cargo, sabem, por experiência, que
o poder da liderança está ligado à capacidade de estabelecer objetivos comuns
com seus liderados. Sabem que o poder formal do cargo de liderança pode gerar
obediência e, mas o comprometimento precisa ser conquistado dia a dia.
Chefes
destroem equipes e fazem com que profissionais talentosos saiam da empresa.
Muitos profissionais são excelentes em relacionar-se com a equipe, mas ao serem
promovidos ficam enfunados de orgulho, alguns se tornam egocêntricos. Tudo que
eles fazem é o melhor, apenas a opinião deles é a correta. Não valorizam a
equipe mesmo quando eles esforçam demais. Isto desmotiva e faz com que os
profissionais insatisfeitos busquem novas perspectivas, porque não aguentam
mais o ambiente de trabalho.
Robert
Button professor de administração na universidade de Stanford e autor de oito
livros, um deles é o best-seller Bom Chefe, Mau chefe da editora Bookman
companhia, em entrevista a revista pequenas empresas e grandes negócios,
comentou:
-
"Uma das coisas que chama a atenção nos piores chefes é que tudo gira em
torno deles. Agem como se todo mundo tivesse de trabalhar para eles. Acreditam
que podem usar as pessoas e depois descartá-las. Eles não tratam seus
funcionários com dignidade. São o oposto do bom líder, que esta disposto a
ajudar os profissionais a serem bem sucedidos, a se qualificarem. Ele trata os
funcionários com paixão e respeito".
Além
disso, um bom chefe tem sensibilidade o suficiente para ajudar os membros de
sua equipe a se desenvolverem e crescerem profissionalmente. Saber ouvir
críticas é importante para tornar-se um bom chefe e incentivar a equipe a
expressar suas opiniões. Para ser bem sucedido um chefe precisa disciplinar-se
a falar menos e ouvir mais.
Robert
Button acrescenta: "Uma diferença vital entre um bom e um mau chefe é que
o primeiro considera sua responsabilidade aprender com os erros. Ele aplica sua
habilidade gerencial para construir confiança e uma atmosfera de
segurança".
Ajudar
os profissionais a melhorem suas deficiências envolve sensibilizá-los a verem a
necessidade de fazer tal mudança. Podemos ilustrar essa questão com um projeto
de reforma em uma casa velha. A reforma não será completa se apenas pintarmos a
fachada, e deixarmos vigas podres por dentro. Não corrigir defeitos estruturais
levará a problemas no futuro. De modo similar não basta apenas ajudar os membros
de sua equipe a fazerem pequenas mudanças. É preciso ajudá-los a irem ao âmago
de sua personalidade e reconhecerem problemas estruturais que precisam ser
corrigidos. Caso contrário, velhos traços de personalidade podem ressurgir e
causar um estrago grande.
Todos,
incluindo os chefes, precisam identificar características indesejáveis e
corrigi-las de modo correto. Identificar com precisão a causa destas
deficiências é o primeiro passo para mantê-las no controle .Tenha em mente que
para ser um chefe você precisa aprender a liderar pessoas e não apenas
gerenciá-las. É preciso inspirá-las. Ser liderado por alguém com habilidades
profissionais, intelectuais e psicológicas torna o trabalho mais leve. Um
estudo Sueco publicado em 2009 acompanhou 3.122 homens por um período de dez
anos. Dentre eles os que tinham chefes ruins sofriam 20% a 40% mais ataques
cardíacos do que os que tinham chefes bons.
Para
ser bem sucedido em liderar é preciso:
-
Gostar de pessoas;
-
Ter controle emocional;
-
Saber trabalhar sobre pressão e em crises;
-
Estabelecer prioridades para a equipe;
-
Ser uma pessoa organizada;
-
Trabalhar em equipe;
-
Saber forma uma boa equipe
Vale
aqui destacar, o ponto saber formas uma boa equipe, é encontrar semelhanças
entre os membros, encontrar as diferenças entre eles e administrá-las, visando
ao bem comum da equipe; ao Líder requer estrita observância perceptiva! Quando se
refere em formação de uma equipe, não quer dizer que ela precise
necessariamente ser uma equipe nova, que estará iniciando do zero naquele
ambiente organizacional. Sabemos que várias situações ocorrem nas empresas,
então, ao iniciar uma nova equipe ou trazer novos membros para ela, pode ser
que as necessidades tenham sido das mais diversas e cabe ao líder encontrar a
melhor maneira para atender a tais necessidades, visando à construção de um
time forte e coeso.
Oliveira
(2010, p. 291-292) nos apresenta três movimentos que o líder deve considerar ao
formar um time de trabalho.
1)
Encontrar semelhanças entre os membros: Considerando: necessidades, intenções,
objetivos pessoais, experiências e interesses, sendo que cada membro deve olhar
para os demais integrantes da equipe e se ver neles ou algo parecido com aquilo
o que ele sente ou faz.
2)
O oposto do primeiro: O segundo movimento descrito pelo autor seria o contrário
do primeiro, ou seja, os integrantes devem procurar aquelas coisas nas quais
sejam diferentes entre si. Para o autor, depois de identificadas essas
características, ficará mais fácil para o líder definir tarefas específicas
para cada membro, considerando aquilo que cada um consiga desempenhar melhor.
3)
Percepção das assimilações e experimentos: O autor nos apresenta como terceiro
e mais importante movimento na formação de uma equipe aquele em que semelhanças
e diferenças já tenham sido assimiladas e experimentadas por todos, tendo que
agora ser administradas.
Para
Oliveira (2010), após esse período de maturação, os membros do time já terão
tido a oportunidade de crescerem e se desenvolverem como pessoas, suas
habilidades mais importantes já deverão ter sido solicitadas pelo trabalho e
aceitas pelos demais membros, assim eles terão a chance de tornarem-se
profissionais melhor capacitados para continuar desempenhando as tarefas de
forma satisfatória e, até mesmo, capazes de assumirem novas responsabilidades.
É
válido lembrar também, que não basta apenas colocar em prática esses movimentos
para garantir que haja harmonia no ambiente de trabalho onde várias pessoas,
com diferentes realidades, estarão atuando juntas a fim de alcançarem objetivos
comuns. É preciso considerar, ainda, as competências individuais, ou seja,
saber se a pessoa possui habilidades para trabalhar com outras pessoas e em
equipe, pois, caso essas realidades não atendam aos anseios particulares de
cada membro, possivelmente sua atuação será insatisfatória e poderá comprometer
o sucesso de toda a equipe.
Pode-se
resumir em algumas frases, o pensamento de grandes líderes sobre o tema:
A
chave para a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os
relacionamentos. "O líder do passado sabe dar ordem, enquanto o líder do
futuro sabe pedir". "Um bom chefe faz com que homens comuns façam
coisas incomuns". Peter Drucker
"É
a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando
atingir aos objetivos. Um líder é alguém que identifica e satisfaz as legítimas
necessidades de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam
servir ao cliente".
James
Hunter em seu livro O monge e o executivo "Líder é aquele que direciona,
constrói equipes e inspira outras pessoas por meio de exemplos e palavras. O
administrador só é considerado líder até sua personalidade, caráter, seu
conhecimento e sua habilidade nas funções de liderança serem reconhecidos e
aceitos pelos outros envolvidos".
John
Adair em seu livro Chefiar ou Liderar? Seu sucesso depende dessa escolha
"Após mais de cinco décadas de desenvolvimento de meu potencial de
liderança, cheguei a esta conclusão: Liderança é influencia. É isso aí. Nada
mais, nada menos. Meu provérbio sobre liderança é este: aquele que acha que lidera,
mas não tem ninguém que o siga, está apenas dando um passeio.
John
C. Maxwell em seu livro você nasceu para liderar "Liderar é comunicar às
pessoas seu valor e seu potencial de forma tão claras que elas acabem por
vê-los em si mesmas".
Stephen
R. Covey - Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes. O líder comprometido
divide a responsabilidade quando algo dá errado e não só busca promover-se
quando tudo dá certo.
Fonte: baseado
em:
- Marcinéia
Oliveira
http://www.programacases.com.br/coluna/aprenda-a-liderar-pessoas-e-nao-a-gerencia-las
- Rafael
José, 2 de setembro de 2016
- imagens – google imagens
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