sexta-feira, 13 de setembro de 2019

MAIS VIDA NOS MORROS - NENA QUEIROGA

Pessoal,  compartilho esse projeto e a homenagem de Nena Queiroga com essa música. #maisvidanosmorros #arteculturaétudo #maisarteeculturamenosviolencia #nenaqueiroga

"É um projeto maravilhoso da prefeitura q é o @maisvidanosmorros...e que vem transformando a vida das pessoas, devolvendo a auto estima e diminuindo o índice de violência, de sujeira nas ruas, fazendo com que os cidadãos amém e cuidem de suas comunidades! Sou completamente apaixonada por esse projeto é quero q vcs conheçam tb! Se puderem compartilhem tá?" (Nena Queiroga)

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Dia do Administrador – 9 de Setembro



Administrar e Administrador
O conceito de Administrar, com base nos estudos de Henri Fayol criador da Teoria Clássica da Administração, é: "Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar". 
Na disciplina de Teoria Geral de Administração – TGA - ou Fundamentos de Administração aprendemos logo essa definição, não está errada, porém, com o passar dos anos e a evolução das teorias, mercado e empresas, o conceito vai muito mais além. 
Há tempos atrás o grande papel do administrador era fazer a empresa gerar lucros, evidente que precisa, mas dizer que a empresa existe somente para gerar lucro, passa ao largo de outros interesses, ou seja, o administrador atual deve articular e conciliar interesses e anseios de seus stakeholders (partes interessadas, como funcionários fornecedores, acionistas clientes, governo e outros), preservar o ambiente e gerar valor para os trabalhadores e sociedade.
O que diferencia administradores de outras formações ou outros cargos na empresa, é que temos uma visão sistêmica, somos questionadores de modelos, pensamos no futuro, mas sem esquecer as lições aprendidas. O administrador, ao liderar uma equipe, necessita ter empatia, agir com sensibilidade, trabalhar em equipe, gerir pessoas diferentes e com modelos mentais diferentes, procurar criar uma visão compartilhada onde os pares estejam dispostos a colaborar em busca do bem coletivo. Deve ser capaz de conciliar interesses, gerenciar conflitos e aproveitar estes conflitos para gerar sinergia. Ao se administrar dessa forma, o lucro pode ficar mais fácil para ser obtido e os objetivos empresariais atingidos. Desde que também fiquem agregados gestão, pessoas e colaboração.

Carmen Lúcia Couto -  Administradora - Gestora Pública - Professora Universitária - Consultora Organizacional, escritora, poetisa e produtora cultural.