terça-feira, 28 de dezembro de 2021

 Pessoal, segue meu desejo de um Feliz 2022 acompanhado de uma reflexão. 

Foi escrita em 2013, porém parece tão recente que resolvi publicar novamente, com uma pequena adaptação.

Fragmentos de um ano que passou (Carmen Lúcia Couto)


Deixo para trás pedaços de um amor inacabado,
choros abafados, sentidos e calados.
Sensação que algo não terminou,
fragmentos de um sentimento abalado.

Ficaram perdidas palavras que não foram ditas,
frases desfeitas,
olhares gelados...
vidas esquecidas.

Na rua, o mundo segue.
Roubos, guerras, pobreza e fome.
Em cada semáforo que passamos
atravessa o vidro do automóvel uma súplica,
um vazio sem sentido!
Uma criança, uma mulher ou um homem perdido.
Virar o rosto, não vale!
Sonhar com um mundo melhor? 
Pode ser!
A união, a ajuda, a solidariedade, um abrigo,
uma força amiga...uma mão! 
Quero ver!!
Falamos tanto em inclusão, no respeito à diversidade,
em tolerância pelas pessoas especiais, 
pelos indigentes ou diferentes.
E nós? 
Onde estamos sendo “especiais” e “diferentes”?!

SERÁ QUE A PANDEMIA , REALMENTE , NOS ENSINOU ALGUMA COISA?

No Pais, a sociedade reclamou, gritou.
As passeatas tomaram às vias.
O gigante acordou, o povo pediu, a bagunça cresceu!
Mas em que deu?
Em um breve futuro saberemos onde isso tudo vai chegar.
É só aguardar!

Na cultura, grandes nomes se foram.
Deixando a arte e a música órfãs.
Fica a esperança da perpetuação de suas obras
e a lembrança dos bons momentos que nos proporcionaram.

Em mim, agrego a felicidade de quem está acesa ...viva!
O poder da mulher que trabalha,
da escritora que produz e
da mãe que cuida.

Nessa época
começo a ter saudade
do parente que não vi, do pai que perdi,
daquele filme que esqueci de assistir
e da música que deixei de ouvir.
Quantas noites mal dormidas
por promessas não cumpridas!

Sinto falta de muita coisa que deixei de fazer,
que desisti sem nem mesmo tentar
e que disfarcei com um falso sorriso
para nenhuma lágrima derramar.

Sinto a ausência dos lugares que ainda não fui,
pessoas que não conheci!
amigos que perdi...
momentos que ainda não vivi.

Fragmentos de um ano que passou...
Reflexões, apertos de saudade, 
dias alegres, dias tristes,
dias....
Novo ano que surge e promessas de mudanças.
É tempo de renovar, criar, viver, ajudar, apoiar...sonhar!

 Que o Ano Novo nos traga a força para a renovação que estamos precisando e a união entre os povos.

 
 “devemos nos transformar na mudança que queremos ver no mundo” (Gandhi).

domingo, 19 de setembro de 2021

CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE

Comemoramos o centenário de Paulo Freire. Compartilho aqui algumas frases e o link de um texto do UOL que achei bem interessante.

Há exatamente 100 anos, em 19 de setembro de 1921, nascia no Recife, em Pernambuco, aquele que se tornaria um dos mais notáveis pesquisadores da história da pedagogia mundial: Paulo Freire. Patrono da educação no Brasil, o educador, pedagogo e filósofo é reconhecido mundialmente, mas no país em que nasceu ainda é alvo de resistência e fake news. Mas a sua importância para o debate educacional é inegável. Paulo Freire é o brasileiro mais homenageado no mundo. Ele tem 29 títulos de Doutor Honoris Causa dado por universidades da Europa e da América, além de vários outros prêmios, como o Educação pela Paz, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (Unesco). O educador ainda é o terceiro pensador mais citado do mundo em universidades da área de humanas, de acordo com levantamento da London School of Economics. (Texto do Correio Brasiliense)


Educação como ato político: os cem anos de Paulo Freire -

 https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/09/19/paulo-freire-centenario.htm







terça-feira, 7 de setembro de 2021

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE EQUIPES PARA AS EMPRESAS

 


APROVEITEM A LEITURA!

Você sabia que uma boa gestão de equipes pode melhorar a produtividade dos colaboradores?

Todavia, isso não acontece da noite para o dia. É necessário muito planejamento, uma excelente comunicação interna, não só entre a empresa e o colaborador, mas também entre os times de cada área, pesquisa interna para entender a melhor forma de executar as práticas da gestão de equipes, além de um plano de desenvolvimento de equipes bem elaborado e de acordo com as necessidades da empresa.

Nesse texto, tem questões sobre a gestão de equipes, suas principais vantagens e como aplicá-la no time. Vejamos a seguir:

1 Começamos sobre o que é a gestão de equipes - A gestão de equipes acontece a partir de práticas aplicadas pelos líderes dos times. Essas práticas visam melhorar a produtividade dos colaboradores, sempre motivando-os para atingir melhores resultados. Cuidar dos colaboradores é uma tarefa fundamental para qualquer empresa. Afinal, os funcionários são os principais responsáveis por garantir bons resultados para a organização, sempre com o apoio de bons líderes. Sendo assim, gerenciar os times da empresa significa garantir bem estar, motivação e qualidade de vida aos funcionários.  Para que seja efetiva, a gestão de equipes precisa ser bem estruturada. Essa é uma grande dificuldade para algumas empresas que não possuem uma cultura organizacional compreendida por todos ou não tem definidos missão, visão e valores ou, ainda, objetivos estratégicos estabelecidos.

2 Outro ponto fundamental é ter um líder capacitado - O líder responsável pela gestão de equipes precisa ser um profissional com algumas características, porque é ele que deve guiar a equipe e incentivar cada colaborador a estar aprimorando as suas habilidades constantemente. Colaboradores motivados são inspirados por excelentes líderes. Diante disso a primeira característica de um bom líder é estar sempre se desenvolvendo para se adaptar às tendências do mercado de trabalho.  O conceito de liderança foi mudando ao longo dos anos. Certamente, quem era considerado um bom líder na década de 90, não seria um bom líder em 2021. Por isso, ter facilidade para se adaptar e gostar de aprender são características fundamentais para realizar a gestão de equipes. 

Outra característica importante do líder é ter equilíbrio emocional e saber lidar com situações desconfortáveis. No meio de uma crise, por exemplo, o líder não pode perder a postura, pois precisa ser a pessoa que vai tranquilizar o seu time, e encontrar soluções para superar esses empecilhos. 

Muitos líderes são mentores, e ensinam muito para os liderados. Isso acontece, porque esse líder tem capacidade técnica da área em que atua, além da habilidade de ensinar para os outros. O conhecimento do líder deve ser sempre compartilhado para o time. Dessa forma, todos os colaboradores irão evoluir juntos, aprendendo com seu mentor. 

Saber ouvir também é outra característica e de extrema importância para um bom líder. Afinal, a gestão de equipes funciona como uma troca: o líder entende as necessidades do time e desenvolve ações para oferecer um gerenciamento mais adequado. 

 

3 - Papel inicial da Empresa

a)     Processo seletivo assertivo

A gestão de equipes precisa começar muito antes da contratação de um novo talento para a empresa. Dessa forma, é importante construir um processo seletivo que busque encontrar profissionais que atendam aos requisitos da vaga e se encaixe na cultura e fit[i] organizacional. 

A importância desse processo - Toda empresa tem um propósito, e expressa isso a partir de sua cultura, clima, missão, valores e visão. Encontrar profissionais que busquem objetivos semelhantes com o da organização diminuem os riscos deste talento se decepcionar com o dia a dia no ambiente de trabalho. Para isso, recrutar e selecionar candidatos a partir de um processo estruturado é uma das principais dicas. 

b)    Fornecer feedbacks para os seus colaboradores

Estabelecer a cultura de feeedback na empresa ajuda os colaboradores a entenderem quais são seus pontos fortes e quais são os pontos em que precisam melhorar. No entanto, só é possível saber os pontos fracos de um candidato quando se tem uma gestão de equipes estabelecida e implantar processos de melhoria. O feedback também é importante para que a organização escute de seus funcionários o que os aborrece e o que os deixam contentes. 

Investigar os gargalos de uma empresa e criar planos de ação auxilia no aumento da produtividade dos colaboradores. No entanto, para que isso seja possível, os líderes responsáveis pelo feedback precisam saber ouvir, além de dar voz para os funcionários. 

A organização de feedbacks periódicos, pode ser feito a partir de reuniões individuais com cada funcionário ou por meio de realização de pesquisas internas. 

c)     Investir no endomarketing

O endomarketing é uma estratégia que busca realizar ações internamente na empresa, melhorando o engajamento e perspectiva dos colaboradores sobre a organização. Para a execução dessa estratégia, é necessário que as áreas do marketing e RH trabalhem juntas. Além do mais, é necessário um investimento no planejamento para que seja possível promover ações de engajamento, motivação, reconhecimento, incentivos à formação profissional, entre outros.

    A importância de focar no endomarketing - É comum se ver profissionais desmotivados com o dia a dia no trabalho.  Como já posto nesse texto, isso faz com que o rendimento caia e a empresa como um todo perca em desempenho também.

Os funcionários são os principais responsáveis pelo sucesso da organização, logo, é importante ter um olhar especial para eles. É necessário fazer com que antes que a empresa seja reconhecida externamente, que internamente essa cultura também exista. Os colaboradores precisam reconhecer a empresa que trabalham, gostar e querer vê-la com sucesso. É importante ter um olhar sobre os funcionários e estratégias como endomarketing podem auxiliar nesse cuidado.

4 - Benefícios: por que fazer a gestão de equipes

A gestão de equipes, além de melhorar a performance dos colaboradores também oferece outros benefícios para a empresa, como: 

a)     Alinhamento entre os times

 Garantir que a comunicação interna esteja em dia na empresa é sempre um grande desafio para o RH. Ao colocar a gestão de equipes em prática, a comunicação entre os membros de cada time tem a tendência de melhorar. O alinhamento entre os times em relação a quais são os objetivos da empresa a curto e longo prazo é um dos benefícios que um bom gerenciamento traz para a empresa. Quando todos têm um propósito claro, fica muito mais fácil saber qual será o plano de ação para atingir as metas.

b)    Possibilidade de analisar o rendimento dos colaboradores

Os indicadores de desempenho são sempre muito importantes para realizar uma avaliação completa da performance dos colaboradores.  A gestão de equipes possibilita que os gestores de cada área tenham uma visão aprimorada de seus funcionários, Dessa forma, faz com que seja possível a análise de rendimento de cada colaborador. Tudo isso, ajuda a criar estratégias e encontrar gargalos nos processos que já existem na empresa. Essas informações podem ser utilizadas para o desenvolvimento de uma estratégia que melhore ainda mais o rendimento dos colaboradores. Imagine um funcionário que sempre teve uma performance muito boa em relação às suas tarefas do dia a dia. E, de repente, o seu rendimento começa a diminuir. Claro, que é comum que os colaboradores não apresentem alta performance durante o ano todo, afinal, ninguém é perfeito. No entanto, a partir da análise de rendimento, o gestor consegue observar que a queda de desempenho desse profissional tem sido uma constante. Em vista disso, é hora de ter uma conversa com esse colaborador e buscar entender quais foram os motivos que o levaram a isso. São muitas possibilidades, como: problemas pessoais, descontentamento com os colegas de equipe, falta de reconhecimento, baixa motivação, falta de feedback, falta de liderança etc.

Ao conversar com esse colaborador, é possível entender seus motivos e sanar esses problemas.

Sendo assim, é essencial fazer a análise de rendimento. Com a gestão de equipes, é possível ter um panorama completo do time, algo que não aconteceria caso as práticas desse tipo de gerenciamento não fossem aplicadas.

c)     Engajamento dos profissionais

Ter funcionários que trabalham com um propósito e entendem as metas da empresa significa estar à frente de seus concorrentes. A interação entre as equipes e a troca de experiências é outro benefício que vem com a gestão de equipes. Por consequência, os colaboradores irão trabalhar em equipe e atingir os objetivos estabelecidos em grupo. Isso não abrange somente as metas da organização, mas também eleva os profissionais a outro nível, já que estão sempre aprendendo com seus colegas

d)    Clima organizacional favorável

Funcionários motivados e satisfeitos com a empresa, por consequência, acabam colaborando para um ambiente de trabalho harmônico. A gestão de equipes, quando bem feita, colabora para a manutenção do clima organizacional, fazendo com que a organização seja sempre um ótimo local para trabalhar

 

            Concluindo: O tema não se esgota com as questões desse texto, apenas alerta para a sua importância  na gestão das empresas e, mais uma vez, reforça minha crença de que sem uma boa liderança e sem um bom processo de comunicação, os resultados organizacionais ficam prejudicados.



[i] O fit cultural tem o objetivo de encontrar candidatos para uma determinada vaga que possuam valores, missões e visões semelhantes com os da empresa. Para isso, é ideal colocar o candidato em situações reais e práticas na seleção, isso faz com que o seu RH tenha informações sobre esse profissional que vão muito além das tradicionais cartas de apresentação ou currículos.

 Baseado em: https://www.pontotel.com.br/gestao-de-equipes/

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Você sabe o que é Endomarketing?

              O Endomarketing foi criado e difundido no Brasil por Saul Bekin, autor do livro Endomarketing – como praticá-lo com sucesso e ele chama a atenção nesse livro para a importância de comunicação interna nas empresas, dizendo que não pode ser mais considerada o patinho feio das estratégias comunicacionais e de marketing.

 Decidi começar esse artigo com essa afirmação do autor, porque a considero importante pelo fato de que muitos gestores podem pensar que comunicação interna e endomarketing são iguais, porém, apesar dessas técnicas serem diferentes, uma não é aplicada sem o outra, como vamos ver ao longo desse artigo.

 O objetivo de qualquer empresa é desenvolver um produto ou serviço que esteja de acordo com a necessidade do consumidor e que atenda suas expectativas. Para que isso ser alcançado, é fundamental que todas as pessoas estejam alinhadas e integradas. O endomarketing vem para ser o elo de comunicação entre os funcionários de uma empresa, visando um único e igual objetivo (Bekin, 2014).

 Também é muito importante a integração entre marketing e endomarketing: enquanto um atrai clientes, o outro se preocupa em atrair e reter colaboradores engajados e multiplicadores da marca.  Bekin reforça a importância da ferramenta, seja para comunicar ações e estratégias organizacionais, seja para estimular a motivação dos funcionários. Lembro, inclusive, que nesse mundo tecnológico e ilhado por redes sociais e sites de busca, as pessoas podem se manter “bem informadas”, porém que tipo de informação a empresa quer que chegue ao funcionário? Aquelas que são vias de difusão das fofocas dentro do ambiente organizacional, conhecidas como “rádio corredor” ou “rádio peão”? Aquelas em que um colega pesquisou na internet e jogou no “telefone sem fio” para o grupo? Ou as oficiais, que saíram de uma reunião de gestores e que afetam diretamente os funcionários? É só refletir e entender que se a comunicação interna é falha, a empresa também é. 

Você, leitor, como gestor, gostaria de ter funcionários satisfeitos na empresa, motivados e engajados nos trabalhos? Que empresa não sonha com uma equipe com essas características e que funcionário não gostaria de fazer parte de uma equipe assim, não é mesmo? 

Nesse primeiro artigo sobre Endomarketing, resumo informações sobre a técnica, conceitos, vantagens, comunicação e outros temas importantes para o entendimento.

                                                  Deixe sua mensagem!

                                                 APROVEITEM A LEITURA!


ENDOMARKETING

 O Endomarketing é a estratégia capaz de conquistar a emoção dos profissionais que trabalham na empresa por meio de ações, atitudes e boas ideias. Com a implantação de ações de endomarketing a empresa pode reduzir a alta rotatividade de funcionários (turnover) e atrair profissionais qualificados e, consequentemente, alcançar bons resultados.

 Conquistar clientes e aumentar as vendas requer ações de marketing, mas essas ações começam internamente, porque Endomarketing é o conjunto de ações de marketing voltadas aos funcionários de uma empresa. Tem como objetivo melhorar o clima e conquistar os clientes internos, transformando cada profissional em representante da marca.  A palavra vem do prefixo endo, do grego endus, e significa para dentro. Endomarketing é, portanto, o estudo das necessidades e desejos do cliente interno, ou seja, do funcionário.

 O Marketing, atua para o mercado e tem a função de “identificar, antecipar e satisfazer às necessidades do cliente de forma lucrativa”.(Chartered Institute of Marketing), porém o cliente interno deve estar alinhado com suas expectativas e desejos de forma que atue coerentemente para as ações externas, dentre elas, o atendimento ao cliente externo.

     SURGIMENTO DO ENDOMARKETING.

 Philip Kptler, o pai do marketing, chamou o Endomarketing de Marketing Interno das Organizações. Diz-se Marketing interno, porque ele lida com a percepção que o funcionário tem em relação à marca da empresa na qual trabalha. O sucesso da estratégia de endomarketing está diretamente ligado ao relacionamento da empresa com os seus funcionários.

 O trabalho de marketing pode ser o melhor, a empresa pode ter um posicionamento de marca excelente, porém torna-se incompleto, porque os funcionários infelizes podem pôr tudo a perder. Quando uma pessoa gosta da empresa na qual trabalha, executa suas tarefas com mais qualidade, fica mais satisfeita e se sente valorizada, ela mesma irá disseminar a mensagem e o posicionamento de marca para colegas, familiares, amigos, clientes e comunidade.

 
    ENDOMARKETING NAS EMPRESAS

O endomarketing atualmente é um elemento essencial para a saúde de uma empresa. Se a empresa busca se diferenciar, deve investir na construção de um relacionamento forte e duradouro com o seu público interno. Quando o funcionário tem um claro entendimento sobre a importância da empresa no qual trabalha, e sua própria importância dentro dela, cria-se um ambiente mais saudável. Com isso, os profissionais podem ficar mais motivados e gerar melhores resultados.

                 RESPONSÁVEL PELO ENDOMARKETING EM UMA EMPRESA

 O endomarketing não pode – e jamais deve – ser trabalhado de forma isolada, nem pela área de marketing, e nem pela área de recursos humanos (RH). Isso porque a união dessas áreas, é essencial para um planejamento assertivo, ou seja, o endomarketing é capaz de criar e direcionar as campanhas internas, linguagem de comunicação e ações de forma a corresponder com o posicionamento da marca, mas é o que RH que tem o contato diário com os funcionários e a preocupação em vê-los motivados e felizes, sendo ele o responsável direto por identificar as necessidades e desejos desse público. Um não consegue fazer o seu trabalho sem o outro. Quanto maior for a integração dessas áreas, melhores serão os seus resultados com endomarketing.

     COMUNICAÇÃO INTERNA E ENDOMARKETING

 O endomarketing trabalha o relacionamento, a integração e o incentivo aos colaboradores, o que gera melhorias no ambiente do trabalho, motivação e aumento de desempenho. Já a comunicação interna envolve os processos de informação, sendo ela parte da estratégia de endomarketing, já que uma comunicação clara é essencial para o sentimento de pertencimento do funcionário. A comunicação interna tem como objetivo informar os colaboradores sobre as ações da empresa, como lançamentos de produtos, participação em eventos, comunicados oficiais, além de transmitir as diretrizes estratégicas, como missão, visão e valores.

     Quando a comunicação é fluída, clara e incentiva o diálogo, evitam-se problemas como boatos e ruídos, o que acaba impactando diretamente no ambiente de trabalho e na qualidade das atividades dos profissionais. Por isso, ela é peça fundamental em qualquer estratégia de endomarketing, e deve ser muito bem planejada. É preciso escolher os melhores canais para divulgação das informações, de forma a atingir todos os funcionários da empresa.

     Também é preciso ter cuidado com a linguagem escolhida, reforçando conceitos como valorização e respeito, além de ser acessível ao entendimento de todos. E, o mais importante: os gestores precisam estar preparados para dialogar com sua equipe e aceitar as opiniões. Ao abrir espaço para colaboração dos funcionários, de forma que se sintam seguros a emitir suas opiniões, necessidades e desejos, qualquer objetivo corporativo poderá ser alcançado.

 

A comunicação interna é o primeiro elo do vínculo que irá culminar na motivação dos profissionais, aumento de produtividade e, consequentemente, lucro da empresa.

 

    

    ENDOMARKETING COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO

 O endomarketing é uma importante ferramenta para gestão empresarial. Ele tem como premissa básica o alinhamento de todos os funcionários em prol do objetivo da empresa. A visão compartilhada e o fortalecimento das relações permitem que todo o grupo caminhe na mesma direção, atingindo resultados muito melhores.

    BENEFÍCIOS DO ENDOMARKETING

     Enumera-se aqui os principais benefícios, são muitos, porém alguns se destacam:

     1. Motivação

O trabalhador se sente valorizado, reconhecido e agradecido e, por conta disso, trabalha melhor, com mais qualidade e dedicação. Ele não está na sua empresa só para “bater o ponto”, mas sim para fazer a diferença. Funcionários motivados gostam de elogiar a empresa, espalham seus atributos e divulgam a marca e seus produtos em todos os ambientes. Eles passam a representar a marca, e têm um enorme potencial para a construção de uma imagem verdadeira e positiva da empresa.

     2. Produtividade

Funcionários motivados rendem mais. Isso porque ele faz questão de fazer seu trabalho bem feito, no prazo, e de forma a otimizar os processos – daí surgem, inclusive, diversas ideias de melhorias e redução de despesas para sua empresa.

     3. Qualidade de trabalho e bem-estar

É difícil separar o pessoal do profissional. Por isso, um ambiente de trabalho estressante afeta, também, a qualidade de vida e o bem-estar do seu funcionário. Quando uma empresa se preocupa com o funcionário, o ambiente fica mais leve e percebe-se uma melhora na saúde mental de toda a equipe, reduzindo o stress e problemas de saúde, oriundos destes e isso pode reduzir também o absenteísmo e reter talentos. O trabalho de endomarketing permite que a empresa seja, também, uma empresa dos sonhos, com isso os funcionários não procuram outros locais de trabalho, permanecem na mesma empresa e evitam se ausentar nos dias de trabalho.

     4. Engajamento

Funcionários motivados são mais engajados às causas da empresa e serão capazes de contribuir com ideias de melhorias, além de divulgar a marca nos meios em que estão presentes. É aquele que curte, compartilha e comenta as postagens da empresa, que sente orgulho em divulgar o seu trabalho e a marca que representa para sua família e amigos. Esse é um funcionário engajado, participativo, que contribui efetivamente para o crescimento e desenvolvimento da empresa. Ele precisa ser ouvido com atenção!

    5. Clima organizacional

O ambiente de trabalho influencia diretamente na motivação e na produtividade dos funcionários, o que acaba interferindo diretamente na qualidade dos produtos e serviços oferecidos. O endomarketing auxilia, também na melhoria do clima organizacional da empresa e permite que ela obtenha os melhores resultados.

     6. Alinha Objetivos

O endomarketing permite que todos os funcionários, de todo e qualquer setor, conheçam os objetivos estratégicos da empresa e possam construir suas metas e planos, tendo em vista esses mesmos objetivos.

     7. Estimula a criação de uma cultura de inovação

A partir do momento que um funcionário se sente reconhecido, que percebe que o seu papel faz a diferença no todo, ele se sente mais disposto a ajudar a crescer ainda mais a empresa e, com isso, surgem novas ideias de melhorias, otimização e inovação, seja em processos, em produtos, ou sistemas e tecnologias. Quando se ouve as ideias e sugestões de quem está lá, na linha de frente da operação, observa-se que são bem originais!

     8. Aumenta as vendas e as oportunidades de negócio

Funcionário feliz, cliente feliz. O desempenho externo depende do desempenho interno, e isso é inegável. A empresa pode até vender a ideia de que é perfeita, incrível, com atendimento excelente e totalmente focado nas necessidades do consumidor, porém se o vendedor, a pessoa que está lá no balcão, tiver com uma cara feia e tratar o cliente mal, é a marca da empresa que sai prejudicada. Com uma equipe engajada, pode-se contar com os melhores disseminadores da marca que se poderia querer, e isso gera negócios, que, por sua vez, gera lucro.

     9. Pode ser combinado com qualquer outra estratégia

O endomarketing combina com qualquer outra estratégia adotada pela empresa, mesmo aquelas para uso externo. A equipe de marketing pode aproveitar os conteúdos gerados para o planejamento de Inbound* como forma de capacitação do público interno, ajudando na rotina do dia a dia e até melhorando a execução de suas tarefas.

     10. Cria um diferencial competitivo

Uma empresa respeitada por seus funcionários fortalece sua imagem no mercado. Isso cria um diferencial competitivo, pois o potencial cliente tende a simpatizar ou preferir uma empresa que tem um posicionamento positivo. Além disso, os próprios funcionários motivados vão desempenhar melhor o seu papel, oferecendo um serviço de maior qualidade.

Aqui fechamos esse primeiro artigo sobre o tema. Espero ter auxiliado sobre a importância do Endomarketing para a empresa e sua relação com a melhora do clima organizacional interno.

         Aguarde o próximo!


___________

* Inboud Marketing, que a concepção do marketing focada em atrair, converter e encantar clientes. É o marketing de Atração, também chamado de Inboud. A metodologia inbound é a forma de fazer a empresa crescer através de relações significativas e duradouras com consumidores, prospects e clientes. Trata-se de fazer as pessoas se sentirem valorizadas e capacitadas para atingir seus objetivos em todas as etapas de sua jornada com a empresa. A metodologia inbound pode ser aplicada em 3 fases: Atração: atrair as pessoas certas com o conteúdo e as conversas certas, tornando você um consultor de confiança com quem elas desejam se engajar; Engajar: fornecer às pessoas informações e soluções alinhadas com seus problemas e suas metas, para que elas tenham mais chances de comprar de você; Encantar: fornecer ajuda e suporte para ajudar os clientes a obter sucesso com o seu produto. 

 Referências

 -https://neilpatel.com/br/blog/endomarketing

-Endomarketing: Como Praticá-lo com Sucesso  – Saul Bekin

- Figuras: Google imagens e Clip-Art