O Endomarketing foi criado e difundido no Brasil por Saul Bekin, autor do livro Endomarketing – como praticá-lo com sucesso e ele chama a atenção nesse livro para a importância de comunicação interna nas empresas, dizendo que não pode ser mais considerada o patinho feio das estratégias comunicacionais e de marketing.
Decidi começar esse artigo com essa afirmação do autor, porque a considero importante pelo fato de que muitos gestores podem pensar que comunicação interna e endomarketing são iguais, porém, apesar dessas técnicas serem diferentes, uma não é aplicada sem o outra, como vamos ver ao longo desse artigo.
O objetivo de qualquer empresa é desenvolver um produto ou serviço que esteja de acordo com a necessidade do consumidor e que atenda suas expectativas. Para que isso ser alcançado, é fundamental que todas as pessoas estejam alinhadas e integradas. O endomarketing vem para ser o elo de comunicação entre os funcionários de uma empresa, visando um único e igual objetivo (Bekin, 2014).
Também é muito importante a integração entre marketing e endomarketing: enquanto um atrai clientes, o outro se preocupa em atrair e reter colaboradores engajados e multiplicadores da marca. Bekin reforça a importância da ferramenta, seja para comunicar ações e estratégias organizacionais, seja para estimular a motivação dos funcionários. Lembro, inclusive, que nesse mundo tecnológico e ilhado por redes sociais e sites de busca, as pessoas podem se manter “bem informadas”, porém que tipo de informação a empresa quer que chegue ao funcionário? Aquelas que são vias de difusão das fofocas dentro do ambiente organizacional, conhecidas como “rádio corredor” ou “rádio peão”? Aquelas em que um colega pesquisou na internet e jogou no “telefone sem fio” para o grupo? Ou as oficiais, que saíram de uma reunião de gestores e que afetam diretamente os funcionários? É só refletir e entender que se a comunicação interna é falha, a empresa também é.
Você, leitor, como gestor, gostaria de ter funcionários satisfeitos na empresa, motivados e engajados nos trabalhos? Que empresa não sonha com uma equipe com essas características e que funcionário não gostaria de fazer parte de uma equipe assim, não é mesmo?
Nesse primeiro artigo sobre Endomarketing, resumo informações
sobre a técnica, conceitos, vantagens, comunicação e outros temas importantes
para o entendimento.
Deixe sua mensagem!
APROVEITEM A LEITURA!
ENDOMARKETING
O Endomarketing é a estratégia capaz de conquistar a emoção dos profissionais que trabalham na empresa por meio de ações, atitudes e boas ideias. Com a implantação de ações de endomarketing a empresa pode reduzir a alta rotatividade de funcionários (turnover) e atrair profissionais qualificados e, consequentemente, alcançar bons resultados.
Conquistar clientes e aumentar as vendas requer ações de marketing, mas essas ações começam internamente, porque Endomarketing é o conjunto de ações de marketing voltadas aos funcionários de uma empresa. Tem como objetivo melhorar o clima e conquistar os clientes internos, transformando cada profissional em representante da marca. A palavra vem do prefixo endo, do grego endus, e significa para dentro. Endomarketing é, portanto, o estudo das necessidades e desejos do cliente interno, ou seja, do funcionário.
O Marketing, atua para o mercado e tem a função de “identificar, antecipar e satisfazer às necessidades do cliente de forma lucrativa”.(Chartered Institute of Marketing), porém o cliente interno deve estar alinhado com suas expectativas e desejos de forma que atue coerentemente para as ações externas, dentre elas, o atendimento ao cliente externo.
SURGIMENTO DO ENDOMARKETING.
Philip Kptler, o pai do marketing, chamou o Endomarketing de Marketing Interno das Organizações. Diz-se Marketing interno, porque ele lida com a percepção que o funcionário tem em relação à marca da empresa na qual trabalha. O sucesso da estratégia de endomarketing está diretamente ligado ao relacionamento da empresa com os seus funcionários.
O trabalho de marketing pode ser o melhor, a empresa pode ter um posicionamento de marca excelente, porém torna-se incompleto, porque os funcionários infelizes podem pôr tudo a perder. Quando uma pessoa gosta da empresa na qual trabalha, executa suas tarefas com mais qualidade, fica mais satisfeita e se sente valorizada, ela mesma irá disseminar a mensagem e o posicionamento de marca para colegas, familiares, amigos, clientes e comunidade.
O endomarketing atualmente
é um elemento essencial para a saúde de uma empresa. Se a empresa busca se
diferenciar, deve investir na construção de um relacionamento forte e duradouro
com o seu público interno. Quando o funcionário tem um claro entendimento
sobre a importância da empresa no qual trabalha, e sua própria importância
dentro dela, cria-se um ambiente mais saudável. Com isso, os profissionais podem
ficar mais motivados e gerar melhores resultados.
RESPONSÁVEL PELO ENDOMARKETING EM UMA EMPRESA
O endomarketing não pode – e jamais deve – ser trabalhado de forma isolada, nem pela área de marketing, e nem pela área de recursos humanos (RH). Isso porque a união dessas áreas, é essencial para um planejamento assertivo, ou seja, o endomarketing é capaz de criar e direcionar as campanhas internas, linguagem de comunicação e ações de forma a corresponder com o posicionamento da marca, mas é o que RH que tem o contato diário com os funcionários e a preocupação em vê-los motivados e felizes, sendo ele o responsável direto por identificar as necessidades e desejos desse público. Um não consegue fazer o seu trabalho sem o outro. Quanto maior for a integração dessas áreas, melhores serão os seus resultados com endomarketing.
COMUNICAÇÃO INTERNA E ENDOMARKETING
O endomarketing trabalha o relacionamento, a integração e o incentivo aos colaboradores, o que gera melhorias no ambiente do trabalho, motivação e aumento de desempenho. Já a comunicação interna envolve os processos de informação, sendo ela parte da estratégia de endomarketing, já que uma comunicação clara é essencial para o sentimento de pertencimento do funcionário. A comunicação interna tem como objetivo informar os colaboradores sobre as ações da empresa, como lançamentos de produtos, participação em eventos, comunicados oficiais, além de transmitir as diretrizes estratégicas, como missão, visão e valores.
Quando a comunicação é fluída, clara e incentiva o diálogo, evitam-se problemas como boatos e ruídos, o que acaba impactando diretamente no ambiente de trabalho e na qualidade das atividades dos profissionais. Por isso, ela é peça fundamental em qualquer estratégia de endomarketing, e deve ser muito bem planejada. É preciso escolher os melhores canais para divulgação das informações, de forma a atingir todos os funcionários da empresa.
Também é preciso ter cuidado com a linguagem escolhida, reforçando conceitos como valorização e respeito, além de ser acessível ao entendimento de todos. E, o mais importante: os gestores precisam estar preparados para dialogar com sua equipe e aceitar as opiniões. Ao abrir espaço para colaboração dos funcionários, de forma que se sintam seguros a emitir suas opiniões, necessidades e desejos, qualquer objetivo corporativo poderá ser alcançado.
A comunicação interna é o primeiro elo do vínculo que irá culminar na motivação dos profissionais, aumento de produtividade e, consequentemente, lucro da empresa.
ENDOMARKETING COMO
ESTRATÉGIA DE GESTÃO
O endomarketing é uma importante ferramenta para gestão empresarial. Ele tem como premissa básica o alinhamento de todos os funcionários em prol do objetivo da empresa. A visão compartilhada e o fortalecimento das relações permitem que todo o grupo caminhe na mesma direção, atingindo resultados muito melhores.
BENEFÍCIOS DO ENDOMARKETING
Enumera-se aqui os principais benefícios, são muitos, porém alguns se destacam:
1. Motivação
O trabalhador se sente
valorizado, reconhecido e agradecido e, por conta disso, trabalha melhor, com
mais qualidade e dedicação. Ele não está na sua empresa só para “bater o
ponto”, mas sim para fazer a diferença. Funcionários motivados gostam de
elogiar a empresa, espalham seus atributos e divulgam a marca e seus produtos
em todos os ambientes. Eles passam a representar a marca, e têm um enorme potencial
para a construção de uma imagem verdadeira e positiva da empresa.
2. Produtividade
Funcionários motivados
rendem mais. Isso porque ele faz questão de fazer seu trabalho bem feito, no
prazo, e de forma a otimizar os processos – daí surgem, inclusive, diversas
ideias de melhorias e redução de despesas para sua empresa.
3. Qualidade de trabalho e bem-estar
É difícil separar o
pessoal do profissional. Por isso, um ambiente de trabalho estressante afeta, também,
a qualidade de vida e o bem-estar do seu funcionário. Quando uma empresa se
preocupa com o funcionário, o ambiente fica mais leve e percebe-se uma melhora
na saúde mental de toda a equipe, reduzindo o stress e problemas de saúde,
oriundos destes e isso pode reduzir
também o absenteísmo e reter talentos. O trabalho de endomarketing permite
que a empresa seja, também, uma empresa dos sonhos, com isso os funcionários
não procuram outros locais de trabalho, permanecem na mesma empresa e evitam se
ausentar nos dias de trabalho.
4. Engajamento
Funcionários motivados são
mais engajados às causas da empresa e serão capazes de contribuir com ideias de
melhorias, além de divulgar a marca nos meios em que estão presentes. É aquele
que curte, compartilha e comenta as postagens da empresa, que sente orgulho em
divulgar o seu trabalho e a marca que representa para sua família e amigos. Esse
é um funcionário engajado, participativo, que contribui efetivamente para o
crescimento e desenvolvimento da empresa. Ele precisa ser ouvido com atenção!
5. Clima organizacional
O ambiente de trabalho
influencia diretamente na motivação e na produtividade dos funcionários, o que
acaba interferindo diretamente na qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
O endomarketing auxilia, também na melhoria do clima organizacional da empresa
e permite que ela obtenha os melhores resultados.
O endomarketing permite
que todos os funcionários, de todo e qualquer setor, conheçam os objetivos
estratégicos da empresa e possam construir suas metas e planos, tendo em vista
esses mesmos objetivos.
A partir do momento que um
funcionário se sente reconhecido, que percebe que o seu papel faz a diferença
no todo, ele se sente mais disposto a ajudar a crescer ainda mais a empresa e,
com isso, surgem novas ideias de melhorias, otimização e inovação, seja em
processos, em produtos, ou sistemas e tecnologias. Quando se ouve as ideias e sugestões de quem está lá, na linha de
frente da operação, observa-se que são bem originais!
Funcionário feliz, cliente
feliz. O desempenho externo depende do desempenho interno, e isso é inegável. A
empresa pode até vender a ideia de que é perfeita, incrível, com atendimento
excelente e totalmente focado nas necessidades do consumidor, porém se o
vendedor, a pessoa que está lá no balcão, tiver com uma cara feia e tratar o
cliente mal, é a marca da empresa que sai prejudicada. Com uma equipe engajada,
pode-se contar com os melhores disseminadores da marca que se poderia querer, e
isso gera negócios, que, por sua vez, gera lucro.
O endomarketing combina
com qualquer outra estratégia adotada pela empresa, mesmo aquelas para uso
externo. A equipe de marketing pode aproveitar os conteúdos gerados para o
planejamento de Inbound* como forma
de capacitação do público interno, ajudando na rotina do dia a dia e até
melhorando a execução de suas tarefas.
Uma empresa respeitada por
seus funcionários fortalece sua imagem no mercado. Isso cria um diferencial
competitivo, pois o potencial cliente tende a simpatizar ou preferir uma
empresa que tem um posicionamento positivo. Além disso, os próprios
funcionários motivados vão desempenhar melhor o seu papel, oferecendo um
serviço de maior qualidade.
Aqui fechamos esse
primeiro artigo sobre o tema. Espero ter auxiliado sobre a importância do
Endomarketing para a empresa e sua relação com a melhora do clima
organizacional interno.
Aguarde o próximo!
___________
* Inboud Marketing, que a concepção do marketing
focada em atrair, converter e encantar clientes. É o marketing de Atração,
também chamado de Inboud. A metodologia inbound é a forma de fazer a
empresa crescer através de relações significativas e duradouras com
consumidores, prospects e clientes. Trata-se de fazer as pessoas se sentirem
valorizadas e capacitadas para atingir seus objetivos em todas as etapas de sua
jornada com a empresa. A metodologia inbound pode ser aplicada em 3 fases: Atração: atrair as pessoas certas com
o conteúdo e as conversas certas, tornando você um consultor de confiança com
quem elas desejam se engajar; Engajar:
fornecer às pessoas informações e soluções alinhadas com seus problemas e suas
metas, para que elas tenham mais chances de comprar de você; Encantar: fornecer ajuda e suporte
para ajudar os clientes a obter sucesso com o seu produto.
Referências
-https://neilpatel.com/br/blog/endomarketing
-Endomarketing: Como Praticá-lo com Sucesso – Saul Bekin
- Figuras: Google imagens
e Clip-Art
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante. Obrigada!