Você sabia que uma boa gestão de equipes pode melhorar a
produtividade dos colaboradores?
Todavia, isso não acontece da noite para o dia. É necessário
muito planejamento, uma excelente comunicação interna, não só entre a empresa e
o colaborador, mas também entre os times de cada área, pesquisa interna para
entender a melhor forma de executar as práticas da gestão de equipes, além de
um plano de desenvolvimento de equipes bem elaborado e de acordo com as
necessidades da empresa.
Nesse texto, tem questões sobre a gestão de equipes, suas
principais vantagens e como aplicá-la no time. Vejamos a seguir:
1 Começamos sobre o que é a gestão de equipes - A gestão de equipes acontece a
partir de práticas aplicadas pelos líderes dos times. Essas práticas visam
melhorar a produtividade dos colaboradores, sempre motivando-os para atingir
melhores resultados. Cuidar dos colaboradores é uma tarefa fundamental
para qualquer empresa. Afinal, os funcionários são os principais responsáveis
por garantir bons resultados para a organização, sempre com o apoio de bons
líderes. Sendo assim, gerenciar os times da empresa significa garantir bem
estar, motivação e qualidade de vida aos funcionários. Para que seja efetiva, a gestão de equipes
precisa ser bem estruturada. Essa é uma grande dificuldade para algumas
empresas que não possuem uma cultura organizacional compreendida por todos ou não
tem definidos missão, visão e valores ou, ainda, objetivos estratégicos
estabelecidos.
2 Outro ponto fundamental é ter um líder capacitado - O líder responsável pela gestão de
equipes precisa ser um profissional com algumas características, porque é
ele que deve guiar a equipe e incentivar cada colaborador a estar aprimorando
as suas habilidades constantemente. Colaboradores motivados são inspirados
por excelentes líderes. Diante disso a primeira característica de um bom
líder é estar sempre se desenvolvendo para se adaptar às tendências do mercado
de trabalho. O conceito de liderança foi
mudando ao longo dos anos. Certamente, quem era considerado um bom líder na
década de 90, não seria um bom líder em 2021. Por isso, ter facilidade para se
adaptar e gostar de aprender são características fundamentais para realizar a
gestão de equipes.
Outra característica
importante do líder é ter equilíbrio
emocional e saber lidar com situações desconfortáveis. No meio de uma crise,
por exemplo, o líder não pode perder a postura, pois precisa ser a pessoa que
vai tranquilizar o seu time, e encontrar soluções para superar esses empecilhos.
Muitos líderes são mentores, e ensinam muito para os
liderados. Isso acontece, porque esse líder tem capacidade técnica da área em
que atua, além da habilidade de ensinar para os outros. O conhecimento do líder
deve ser sempre compartilhado para o time. Dessa forma, todos os colaboradores
irão evoluir juntos, aprendendo com seu mentor.
Saber ouvir também é outra
característica e de extrema importância para um bom líder. Afinal, a gestão
de equipes funciona como uma troca: o líder entende as necessidades do time e
desenvolve ações para oferecer um gerenciamento mais adequado.
3 - Papel
inicial da Empresa
a)
Processo seletivo assertivo
A gestão de equipes precisa começar muito antes da
contratação de um novo talento para a empresa. Dessa forma, é importante
construir um processo seletivo que busque encontrar profissionais que
atendam aos requisitos da vaga e se encaixe na cultura e fit[i] organizacional.
A importância desse processo - Toda empresa tem um
propósito, e expressa isso a partir de sua cultura, clima, missão, valores e
visão. Encontrar profissionais que busquem objetivos semelhantes com o da
organização diminuem os riscos deste talento se decepcionar com o dia a dia no
ambiente de trabalho. Para isso, recrutar e selecionar candidatos a partir
de um processo estruturado é uma das principais dicas.
b)
Fornecer feedbacks para os seus colaboradores
Estabelecer a cultura de feeedback
na empresa ajuda os colaboradores a entenderem quais são seus pontos fortes e
quais são os pontos em que precisam melhorar. No entanto, só é possível
saber os pontos fracos de um candidato quando se tem uma gestão de equipes
estabelecida e implantar processos de melhoria. O feedback também é
importante para que a organização escute de seus funcionários o que os aborrece
e o que os deixam contentes.
Investigar os gargalos de uma empresa e criar planos de ação
auxilia no aumento da produtividade dos colaboradores. No entanto, para que
isso seja possível, os líderes responsáveis pelo feedback precisam saber ouvir,
além de dar voz para os funcionários.
A organização de feedbacks periódicos, pode ser feito a
partir de reuniões individuais com cada funcionário ou por meio de realização
de pesquisas internas.
c)
Investir no endomarketing
O endomarketing é uma estratégia que busca realizar ações
internamente na empresa, melhorando o engajamento e perspectiva dos
colaboradores sobre a organização. Para a execução dessa estratégia, é
necessário que as áreas do marketing e RH trabalhem juntas. Além do mais, é
necessário um investimento no planejamento para que seja possível promover
ações de engajamento, motivação, reconhecimento, incentivos à formação
profissional, entre outros.
A importância
de focar no endomarketing - É
comum se ver profissionais desmotivados com o dia a dia no trabalho. Como
já posto nesse texto, isso faz com que o rendimento caia e a empresa como um todo
perca em desempenho também.
Os funcionários são os principais responsáveis pelo sucesso
da organização, logo, é importante ter um olhar especial para eles. É
necessário fazer com que antes que a empresa seja reconhecida externamente, que
internamente essa cultura também exista. Os colaboradores precisam reconhecer a
empresa que trabalham, gostar e querer vê-la com sucesso. É importante ter um
olhar sobre os funcionários e estratégias como endomarketing podem auxiliar
nesse cuidado.
4
- Benefícios: por que fazer a gestão de equipes
A gestão de equipes, além de melhorar a performance dos
colaboradores também oferece outros benefícios para a empresa, como:
a) Alinhamento
entre os times
Garantir que a
comunicação interna esteja em dia na empresa é sempre um
grande desafio para o RH. Ao colocar a gestão de equipes em prática, a
comunicação entre os membros de cada time tem a tendência de melhorar. O
alinhamento entre os times em relação a quais são os objetivos da empresa a
curto e longo prazo é um dos benefícios que um bom gerenciamento traz para a
empresa. Quando todos têm um propósito claro, fica muito mais fácil saber qual
será o plano de ação para atingir as metas.
b) Possibilidade
de analisar o rendimento dos colaboradores
Os indicadores de desempenho são sempre muito
importantes para realizar uma avaliação completa da performance dos
colaboradores. A gestão de equipes possibilita que os gestores de cada
área tenham uma visão aprimorada de seus funcionários, Dessa forma, faz com que
seja possível a análise de rendimento de cada colaborador. Tudo isso, ajuda a
criar estratégias e encontrar gargalos nos processos que já existem na empresa.
Essas informações podem ser utilizadas para o desenvolvimento de uma estratégia
que melhore ainda mais o rendimento dos colaboradores. Imagine um funcionário
que sempre teve uma performance muito boa em relação às suas tarefas do dia a
dia. E, de repente, o seu rendimento começa a diminuir. Claro, que é comum que
os colaboradores não apresentem alta performance durante o ano todo, afinal,
ninguém é perfeito. No entanto, a partir da análise de rendimento, o
gestor consegue observar que a queda de desempenho desse profissional tem sido
uma constante. Em vista disso, é hora de ter uma conversa com esse colaborador
e buscar entender quais foram os motivos que o levaram a isso. São muitas
possibilidades, como: problemas pessoais, descontentamento com os colegas de
equipe, falta de reconhecimento, baixa motivação, falta de feedback, falta de
liderança etc.
Ao conversar com esse colaborador, é possível entender seus
motivos e sanar esses problemas.
Sendo assim, é essencial fazer a análise de rendimento. Com
a gestão de equipes, é possível ter um panorama completo do time, algo que não
aconteceria caso as práticas desse tipo de gerenciamento não fossem aplicadas.
c) Engajamento dos
profissionais
Ter funcionários que trabalham com um propósito e entendem
as metas da empresa significa estar à frente de seus concorrentes. A interação
entre as equipes e a troca de experiências é outro benefício que vem com a
gestão de equipes. Por consequência, os colaboradores irão trabalhar em
equipe e atingir os objetivos estabelecidos em grupo. Isso não abrange
somente as metas da organização, mas também eleva os profissionais a outro
nível, já que estão sempre aprendendo com seus colegas
d) Clima
organizacional favorável
Funcionários motivados e satisfeitos com a empresa, por
consequência, acabam colaborando para um ambiente de trabalho harmônico. A
gestão de equipes, quando bem feita, colabora para a manutenção do clima
organizacional, fazendo com que a organização seja sempre um ótimo local para
trabalhar
Concluindo:
O tema não se esgota com as questões desse texto, apenas alerta para a sua importância na gestão das empresas e, mais uma vez, reforça minha crença de que sem uma boa liderança e sem um bom processo de comunicação, os resultados organizacionais ficam prejudicados.
[i]
O
fit cultural tem o objetivo de encontrar candidatos para uma determinada vaga
que possuam valores, missões e visões semelhantes com os da empresa. Para isso,
é ideal colocar o candidato em situações reais e práticas na seleção, isso faz
com que o seu RH tenha informações sobre esse profissional que vão muito além
das tradicionais cartas de apresentação ou currículos.
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