Por Jadson de Souza, do Jaboatão em
Foco
A Editora Navras Digital completa dois anos anunciando uma série de
contratos com distribuidores e livrarias, nacionais e internacionais, visando
dar mais visibilidade a um catálogo que já reúne mais de 50 escritores que,
além de publicar em livros impressos, estão agora no mundo digital.
Criada no Recife pelo escritor Fernando Farias e pelo designer Gustavo
Gonçalves, a Navras Digital fechou parcerias com a Amazon.com, a Google Play e
Apple Store. Agora, novo convênio com a livraria Cultura amplia ainda mais
as possibilidades de divulgar os livros dos autores nordestinos.
De acordo com escritor Fernando Farias, “Começamos a trilhar o
caminho do livro digital há três anos, mas tivemos que aprender muito com as
novas tecnologias. Os maiores desafios foram vencer a ilusão de que o livro
digital vai acabar com o impresso e buscar ferramentas que impedisse a cópia
pirata dos livros”.
Aos poucos os escritores foram aceitando colocar seus livros à venda
para tablets e smartfones, começaram a perceber que realmente é possível
conviver com variados formatos.
Segundo Gustavo Gonçalves o livro digital de verdade, não é arquivo em
PDF, não permite cópias e nem é possível imprimi-los. Isso deu confiança aos
escritores. “Além do barateamento dos equipamentos como leitores digitais e o
avanço das vendas mundiais, de livros nesse formato digital, fortaleceu muito o
mercado, mostrando que estamos no caminho certo”. Com base nesta tendência,
buscamos dar maior visibilidade aos autores, agregando vários serviços
adicionais, como consultoria web, Marketing digital entre outros.
É um mercado em expansão. Hoje se prevê a venda de 3,5 milhões de livros
só no Brasil. Nos Estados Unidos, a relação digital x impressos, já chega a
50%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante. Obrigada!