Esta Publicação, com alguns ajustes feitos
por mim, está no blog na FNQ (https://blog.fnq.org.br/setor-de-qualidade), e, nos tópicos seguintes, pode-se entender quais são as
principais atribuições do setor de qualidade e qual sua importância.
O setor de qualidade de
uma empresa conta com uma grande quantidade de atribuições. Estabelecer padrões
de produção, checar o que está sendo realizado e corrigir falhas são alguns
exemplos disso. Exatamente por isso, ele contribui de diversas formas com o
sucesso da empresa. Esse setor permite a redução de erros operacionais, o
aumento da margem líquida do negócio e o reaproveitamento de recursos
estratégicos. Em última análise, tais vantagens contribuem para a construção de
um negócio mais próspero, perene e competitivo.
Atribuição do setor de qualidade
Toda
empresa é um organismo dividido em pequenas partes funcionais, como o setor de
atendimento, publicidade e gestão de pessoas, que têm responsabilidades
específicas. Uma das partes funcionais mais importantes é o setor de qualidade!
Sua
principal missão é manter um elevado grau de excelência em tudo o que é
realizado, sobretudo nas atividades operacionais, ligadas à atividade-fim do
negócio. Desse modo, o organismo chamado empresa pode funcionar com fluidez e
precisão.
Para
que tal missão seja cumprida, o setor de qualidade precisa assumir uma série de
tarefas, bem como distribuí-las entre seus profissionais e equipes. Pontuamos
algumas, adiante:
- adotar programas de melhoria contínua;
- monitorar o desvio-padrão da linha de
produção;
- definir e monitorar indicadores e
métricas de qualidade;
- diagnosticar a causa raiz dos principais
problemas;
- identificar e conquistar as
certificações necessárias à empresa;
- oferecer treinamentos à atual força de
trabalho;
- identificar e corrigir desperdícios que
oneram o negócio.
O
cumprimento dessas atribuições depende da formação de uma equipe qualificada,
bem como da contratação de talentos e disposição da alta administração. Todos,
a partir do CEO, devem entender que qualidade é coisa séria, algo que determina
o destino da empresa.
Benefícios do setor de qualidade de uma empresa
Existem
muitos benefícios, tantos quanto se pode imaginar. O aumento da agilidade dos processos diários,
a adoção de padrões internacionais, a redução de custos não estratégicos e a
melhor experiência dos clientes finais são bons exemplos. Entenda melhor,
adiante.
Redução dos desvios de qualidade
Vez ou
outra, certos produtos não estão adequados ao padrão de qualidade da empresa e
precisam ser descartados. Isso significa, portanto, que houve um elevado desvio
de qualidade. O ponto é: com que frequência isso acontece? Está fora de uma
taxa considerada saudável?
O
primeiro benefício do setor de qualidade é garantir que o que é produzido pela
empresa tenha um menor desvio padrão de qualidade. Em outras palavras,
significa dizer que haverá mais consistência, resultando em menos problemas
para a marca e seus clientes finais.
Redução de custos não estratégicos
Muitas
vezes, os custos contam com um índice multiplicador e podem beneficiar a
empresa. Investir na adoção de uma nova certificação ou no treinamento dos
talentos, por exemplo, garante mais ganhos no futuro. Isso pode ser visto como
um custo estratégico.
Entretanto,
também existem custos não estratégicos. São gastos com erros, processos morosos
ou recursos indevidos. Coisas que não são úteis para ganhos futuros e não
contam com um índice multiplicador. O setor de qualidade ajuda a reduzir tais
custos indevidos.
Obtenção de certificações e licenças
Certificações
e licenças podem ser uma grande vantagem à organização. Esses papéis sinalizam
ao mercado que a empresa atua sob sólidos padrões de precisão. Em vários casos,
são até necessários à manutenção da atividade operacional do empreendimento.
Novamente,
o setor de qualidade ganha destaque. Ele é o principal responsável por avaliar
quais certificações e licenças são úteis à empresa, bem como promover mudanças
para que o negócio atenda às exigências definidas e seja devidamente
certificada e licenciada.
Melhorias contínuas das atividades
O atual
cenário de negócios tem passado por uma forte transformação digital, também
chamada de indústria 4.0. Nesse contexto, as empresas precisam atualizar seus
processos e mudar com frequência, garantindo sempre a reformulação das suas
práticas atuais.
Felizmente,
o setor de qualidade pode ajudar bastante. Ele é o principal responsável pela
adoção de programas de melhoria contínua. Métodos como ciclo PDCA e Seis Sigma,
além de filosofias como Kaizen, são aplicados com frequência, fazendo o negócio
avançar.
Disseminação de uma cultura de dados
Nos
últimos anos, a ideia de uma gestão orientada por dados (data-driven) ganhou muito
destaque no mundo dos negócios. Hoje, gestores sabem que não podem contar
apenas com o feeling. Precisam de
métricas e indicadores de desempenho, entre outros dados.
Para a
introdução de uma cultura que valorize dados, o setor de qualidade é quase
crucial. Ele é o principal responsável por mensurar processos, bens e serviços,
munindo-se de dados que ofereçam uma visão precisa. Assim, ajuda a orientar o
negócio por meio de dados.
Aumento da agilidade diária
Há
muitos itens que influenciam negativamente a agilidade com a qual as coisas são
feitas no expediente. A presença de erros (que exigem refação), equipes
mal-treinadas e processos disfuncionais são apenas alguns exemplos, talvez os
mais frequentes.
O setor
de qualidade ajuda a combatê-los. Ele garante que existam menos falhas, que os
times de trabalho sejam capacitadas e que o fluxo diário de processos seja
planejado. Desse modo, a empresa ganha agilidade na execução das suas rotinas
de trabalho.
Como tudo isso garante um negócio mais competitivo
A
competitividade de uma empresa não costuma depender de grandes “jogadas”, como
o lançamento de produtos disruptivos ou a reformulação do modelo de negócio.
Depende, na verdade, de pessoas, processos e produtos melhores – e aí entra o
setor de qualidade.
Seu
objetivo é fazer pequenas “jogadas” capazes de fazer a empresa progredir,
tornando-se cada vez mais ágil, precisa, rentável e resiliente. É exatamente
isso que, no final das contas, resulta em algo maior e comumente desejado: a
competitividade.
Empresas
que desenvolvem um setor de qualidade proeminente conseguem superar seus
competidores, gerar mais rentabilidade aos seus investidores, oferecer melhores
empregos aos seus colaboradores e ótimos produtos aos clientes finais. Ou seja,
todos ganham.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante. Obrigada!