sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Procurar emprego na internet: uma atividade 'autodidática'

Compartilho com vocês uma notícia  sobre o peso que vem ganhando as redes sociais na procura por emprego.
Se liguem!


Fonte: http://noticias.br.msn.com/mundo/procurar-emprego-na-internet-uma-atividade-autodid%C3%A1tica

As redes sociais favorecem e agilizam a interconexão entre caça-talentos e quem procura emprego.(EFE)
As redes sociais favorecem a interconexão entre caça-talentos e quem procura emprego
O mundo está mudando vertiginosamente e o acesso a uma vaga de trabalho está se transformando em um processo cada vez mais acirrado, com as redes sociais ganhando peso, segundo o co-fundador e presidente da popular rede social profissional LinkedIn, Reid Hoffman.
Estas criam de forma fácil e rápida o contato entre quem procura emprego e o caça-talentos, e, além disso, ajudam a transformar a carreira profissional na maior empresa a ser levada em conta pelos indivíduos.
Assim diz o responsável pela LinkedIn, a rede social profissional com mais de 120 milhões de membros no mundo todo, no livro "O Melhor Negócio é Você" (tradução livre).
"Tanto advogados, médicos, professores, engenheiros e inclusive donos de negócio, devem ver sua carreira profissional como a mais importante empresa e trabalhar para fazê-la crescer com sucesso", acrescenta.
Na publicação, realizada em colaboração com o empresário Ben Casnocha, o responsável pelo LinkedIn, também ex-vice-presidente e fundador do PayPal, além de patrocinador de mais de cem empresas tecnológicas, incluindo Facebook e Zynga, também destaca o potencial das redes sociais para ajudar "na adaptação necessária do trabalhador" a um mundo laboral cada vez mais em transformação.

O LinkedIn é a rede social profissional com mais de 120 milhões de membros no mundo todo(EFE)
O LinkedIn é a rede social profissional com mais de 120 milhões de membros no mundo.

A busca de emprego na internet sem regras fixas

Recém comemorado o Dia Mundial da Internet sob o lema do poder da internet no mundo do emprego, a doutora em Sociologia e pesquisadora Esperanza Suárez afirma que o uso com sucesso das redes sociais no âmbito do trabalho carece de regras fixas.
Na sua opinião, tanto a procura de emprego como o recrutamento de trabalhadores na internet se aprende de forma "autodidática", sem manual de instruções, após observar o que os outros fazem ao interagir no mundo web.
Para Esperanza, as redes sociais favorecem e agilizam a interconexão entre caça-talentos e procuradores de emprego: não só no caso do candidato a um trabalho que se esforça ativamente, mas também de quem permanece passivo após colocar seu perfil profissional na internet.

As opiniões nas redes sociais costumam ser mais sinceras do que na vida física(EFE)

As opiniões nas redes sociais costumam ser mais sinceras do que na vida física

As opiniões são mais sinceras na internet
Segundo a professora Elena Méndez Díaz-Villabella, que é também diretora de uma rede de especialistas em Recursos Humanos, as opiniões nas redes sociais costumam ser mais sinceras do que na vida física.
O curriculum vitae tradicional e as cartas de recomendação estão perdendo relevância, e os recrutadores começam a apostar na revisão dos perfis que os candidatos deixam nas redes sociais.
"Na entrevista de trabalho tradicional frequentemente são ouvidos discursos preparados para impressionar; no entanto, nas redes sociais, o candidato se expressa normalmente de forma espontânea e mais sincera", diz.
O clássico CV com dados de formação e experiência laboral expostos de forma sequencial e pautada começa a se complementar com o que se denomina "curriculum vitae social".
Este tipo de curriculum acrescenta dados das redes sociais das quais o candidato a um emprego participa: o tipo de pessoas com as quais se conecta, seus interesses autênticos etc.

Um comentário:

  1. Oi Carmen Lucia!
    Adorei conhecer teu blog, gostei bastante das informações bem práticas e atuais.
    Um ótimo fim de semaninha!
    Bjos

    http://dulce-arteonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!