Páginas

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O ADMINISTRADOR E AS MUDANÇAS DO SÉCULO XXI


Administrador é o profissional responsável por gerenciar uma organização e tem competência para atuar em diversas áreas, como gestão de pessoas, marketing, tecnologia da informação, consultoria, gestão de processos, qualidade, administração financeira, comércio internacional, professor de graduação, gestão estratégica etc etc etc. O campo de atuação é imenso.

No dia NOVE de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Administrador. Nessa data foi assinada a Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, que criou a profissão de Administrador. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68.


O ADMINISTRADOR E AS MUDANÇAS DO SÉCULO XXI

No século XXI, o profissional de sucesso não é mais aquele especializado em determinado assunto, atualmente é preciso ter uma visão holística para atender a um mercado exigente.
Com a globalização, avanço da tecnologia, chegada da era do conhecimento e tantas mudanças que vem ocorrendo, surge a necessidade de um novo perfil profissional, que esteja mais voltado para os processos, elaboração e transformação de informações.
O novo profissional deve também desenvolver algumas habilidades, tais como:
Habilidades Técnicas - são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional. 
Habilidades Humanas - são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes. São imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional.
Habilidades Conceituais - São as habilidades que possibilitam a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e no gerenciamento da empresa.
Algumas características são consideradas fundamentais ao bom Administrador moderno, por exemplo, capacidade de identificar prioridades, de operacionalizar ideias; saber delegar funções; habilidade para identificar oportunidades; liderança; disposição para correr riscos, domínio de métodos e técnicas de trabalho.
Deve-se entender que atualmente, o administrador, além de ter uma boa formação profissional, necessita possuir o lado comportamental equilibrado e compreender que o maior patrimônio da empresa é o colaborador. O administrador deve acreditar, investir nas pessoas e entender que o conhecimento, a tecnologia e a informação estão disponíveis a todos.
O administrador do século XXI deve ser um profissional global que passeia entre as ciências humanas e as ciências exatas com igual maestria. Deve ser um integrador por excelência, acima de qualquer outra coisa. Deve saber lidar com grande quantidade de dados e mensurações que a internet permite. O gestor atual deve ser um eterno estudioso. Precisa ter em mente que a governança não é um diferencial ou uma opção. É uma exigência da tecnologia que deixa tudo forçosamente às claras. É o fim das negociatas ou falta de honestidade com o mercado, prevalecendo a ética e a transparência. 

Em um mundo em mudanças, alguns ainda cristalizam velhos conceitos e naufragam diante da inovação, outros se arriscam em um mundo desconhecido, mas cheios de oportunidades. Cabe a você decidir em que time irá jogar.

Fonte:
Administradores.com
Imagens: Google imagens
_______________________________________________________________________________

ADMINISTRADORES, PARABÉNS PELO NOSSO DIA!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Obrigada!