Muitos
profissionais assumem cargos de chefia por estarem tecnicamente bem
qualificados. No entanto, para serem bem sucedidos é necessário que aprendam a
liderar pessoas. James Hunter autor do Best-seller O Monge e o Executivo, diz:
" Você gere coisas e lidera pessoas". Ser bem-sucedido liderar na era
da informação requer muito mais do que um chefe durão. O crescimento frenético
do mercado obriga as empresas a não promoverem profissionais despreparados para
cargos de chefia. As empresas estão carentes de verdadeiros líderes de equipe.
E a explicação para isso é que para liderar não basta apenas ter conhecimento
técnico, é preciso saber liderar pessoas, que diferentemente de máquinas, têm
sentimentos.
No
entanto, como em qualquer segmento, com o decorrer do tempo o papel do líder
sofreu mudanças. Hoje o líder não é mais um realizador do tipo que dizia
"quer bem feito faça você mesmo", passou a ser um catalisador. Ele
precisa saber motivar as pessoas a sua volta para que elas desejem realizar as
tarefas que ele precisa que façam.
Alguns
líderes ainda temem ensinar tudo o que sabem, com receio que seus liderados tomem
o seu lugar. Assim, ensinam somente o básico ou pouco mais, deixando sempre
alguma coisa de fora. Este tipo de comportamento não tem mais lugar no cenário
atual. Longe de reprimir seus liderados, precisa ajudá-los a gerarem resultados
e isto envolve dar espaço para que eles sejam notados e brilhem.
O
tipo de líder que as empresas precisam é aquele que não pensa pelas pessoas,
mas as ajuda a pensarem e que tem impulso e desejo de mudar, fazer o melhor.
Além de ter potencial este líder acredita em si e em sua causa, não deseja ter
apenas seguidores leais, mas busca arduamente desenvolver cada pessoa de sua
equipe para estarem aptos para assumirem a liderança quando for necessário.
Um
líder é formador de novos líderes. Uma boa condução de equipe também pede um
bom ambiente de trabalho. A postura do chefe influi muito em situações de
tensão. As pessoas já possuem desafios e situações estressantes suficientes,
não sendo necessário, portanto, criar mais dificuldade.
O
líder precisa, antes de controlar a equipe, controlar a si mesmo. Para liderar
de modo eficaz é preciso entender que nem todas as pessoas se motivam com
desafios permanentes, mas a maioria delas se sente motivada se lhes forem
apresentados os significados desses desafios. Onde queremos chegar? Que resultados
serão alcançados?
Outro
fator importante observado nos líderes bem sucedidos é que eles aprendem a
lidar muito bem com o poder inerente ao seu cargo, sabem, por experiência, que
o poder da liderança está ligado à capacidade de estabelecer objetivos comuns
com seus liderados. Sabem que o poder formal do cargo de liderança pode gerar
obediência e, mas o comprometimento precisa ser conquistado dia a dia.
Chefes
destroem equipes e fazem com que profissionais talentosos saiam da empresa.
Muitos profissionais são excelentes em relacionar-se com a equipe, mas ao serem
promovidos ficam enfunados de orgulho, alguns se tornam egocêntricos. Tudo que
eles fazem é o melhor, apenas a opinião deles é a correta. Não valorizam a
equipe mesmo quando eles esforçam demais. Isto desmotiva e faz com que os
profissionais insatisfeitos busquem novas perspectivas, porque não aguentam
mais o ambiente de trabalho.
Robert
Button professor de administração na universidade de Stanford e autor de oito
livros, um deles é o best-seller Bom Chefe, Mau chefe da editora Bookman
companhia, em entrevista a revista pequenas empresas e grandes negócios,
comentou:
-
"Uma das coisas que chama a atenção nos piores chefes é que tudo gira em
torno deles. Agem como se todo mundo tivesse de trabalhar para eles. Acreditam
que podem usar as pessoas e depois descartá-las. Eles não tratam seus
funcionários com dignidade. São o oposto do bom líder, que esta disposto a
ajudar os profissionais a serem bem sucedidos, a se qualificarem. Ele trata os
funcionários com paixão e respeito".
Além
disso, um bom chefe tem sensibilidade o suficiente para ajudar os membros de
sua equipe a se desenvolverem e crescerem profissionalmente. Saber ouvir
críticas é importante para tornar-se um bom chefe e incentivar a equipe a
expressar suas opiniões. Para ser bem sucedido um chefe precisa disciplinar-se
a falar menos e ouvir mais.
Robert
Button acrescenta: "Uma diferença vital entre um bom e um mau chefe é que
o primeiro considera sua responsabilidade aprender com os erros. Ele aplica sua
habilidade gerencial para construir confiança e uma atmosfera de
segurança".
Ajudar
os profissionais a melhorem suas deficiências envolve sensibilizá-los a verem a
necessidade de fazer tal mudança. Podemos ilustrar essa questão com um projeto
de reforma em uma casa velha. A reforma não será completa se apenas pintarmos a
fachada, e deixarmos vigas podres por dentro. Não corrigir defeitos estruturais
levará a problemas no futuro. De modo similar não basta apenas ajudar os membros
de sua equipe a fazerem pequenas mudanças. É preciso ajudá-los a irem ao âmago
de sua personalidade e reconhecerem problemas estruturais que precisam ser
corrigidos. Caso contrário, velhos traços de personalidade podem ressurgir e
causar um estrago grande.
Todos,
incluindo os chefes, precisam identificar características indesejáveis e
corrigi-las de modo correto. Identificar com precisão a causa destas
deficiências é o primeiro passo para mantê-las no controle .Tenha em mente que
para ser um chefe você precisa aprender a liderar pessoas e não apenas
gerenciá-las. É preciso inspirá-las. Ser liderado por alguém com habilidades
profissionais, intelectuais e psicológicas torna o trabalho mais leve. Um
estudo Sueco publicado em 2009 acompanhou 3.122 homens por um período de dez
anos. Dentre eles os que tinham chefes ruins sofriam 20% a 40% mais ataques
cardíacos do que os que tinham chefes bons.
Para
ser bem sucedido em liderar é preciso:
-
Gostar de pessoas;
-
Ter controle emocional;
-
Saber trabalhar sobre pressão e em crises;
-
Estabelecer prioridades para a equipe;
-
Ser uma pessoa organizada;
-
Trabalhar em equipe;
-
Saber forma uma boa equipe

Oliveira
(2010, p. 291-292) nos apresenta três movimentos que o líder deve considerar ao
formar um time de trabalho.
1)
Encontrar semelhanças entre os membros: Considerando: necessidades, intenções,
objetivos pessoais, experiências e interesses, sendo que cada membro deve olhar
para os demais integrantes da equipe e se ver neles ou algo parecido com aquilo
o que ele sente ou faz.
2)
O oposto do primeiro: O segundo movimento descrito pelo autor seria o contrário
do primeiro, ou seja, os integrantes devem procurar aquelas coisas nas quais
sejam diferentes entre si. Para o autor, depois de identificadas essas
características, ficará mais fácil para o líder definir tarefas específicas
para cada membro, considerando aquilo que cada um consiga desempenhar melhor.
3)
Percepção das assimilações e experimentos: O autor nos apresenta como terceiro
e mais importante movimento na formação de uma equipe aquele em que semelhanças
e diferenças já tenham sido assimiladas e experimentadas por todos, tendo que
agora ser administradas.
Para
Oliveira (2010), após esse período de maturação, os membros do time já terão
tido a oportunidade de crescerem e se desenvolverem como pessoas, suas
habilidades mais importantes já deverão ter sido solicitadas pelo trabalho e
aceitas pelos demais membros, assim eles terão a chance de tornarem-se
profissionais melhor capacitados para continuar desempenhando as tarefas de
forma satisfatória e, até mesmo, capazes de assumirem novas responsabilidades.
É
válido lembrar também, que não basta apenas colocar em prática esses movimentos
para garantir que haja harmonia no ambiente de trabalho onde várias pessoas,
com diferentes realidades, estarão atuando juntas a fim de alcançarem objetivos
comuns. É preciso considerar, ainda, as competências individuais, ou seja,
saber se a pessoa possui habilidades para trabalhar com outras pessoas e em
equipe, pois, caso essas realidades não atendam aos anseios particulares de
cada membro, possivelmente sua atuação será insatisfatória e poderá comprometer
o sucesso de toda a equipe.
Pode-se
resumir em algumas frases, o pensamento de grandes líderes sobre o tema:
A
chave para a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os
relacionamentos. "O líder do passado sabe dar ordem, enquanto o líder do
futuro sabe pedir". "Um bom chefe faz com que homens comuns façam
coisas incomuns". Peter Drucker
"É
a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando
atingir aos objetivos. Um líder é alguém que identifica e satisfaz as legítimas
necessidades de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam
servir ao cliente".
James
Hunter em seu livro O monge e o executivo "Líder é aquele que direciona,
constrói equipes e inspira outras pessoas por meio de exemplos e palavras. O
administrador só é considerado líder até sua personalidade, caráter, seu
conhecimento e sua habilidade nas funções de liderança serem reconhecidos e
aceitos pelos outros envolvidos".
John
Adair em seu livro Chefiar ou Liderar? Seu sucesso depende dessa escolha
"Após mais de cinco décadas de desenvolvimento de meu potencial de
liderança, cheguei a esta conclusão: Liderança é influencia. É isso aí. Nada
mais, nada menos. Meu provérbio sobre liderança é este: aquele que acha que lidera,
mas não tem ninguém que o siga, está apenas dando um passeio.
John
C. Maxwell em seu livro você nasceu para liderar "Liderar é comunicar às
pessoas seu valor e seu potencial de forma tão claras que elas acabem por
vê-los em si mesmas".
Stephen
R. Covey - Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes. O líder comprometido
divide a responsabilidade quando algo dá errado e não só busca promover-se
quando tudo dá certo.
Fonte: baseado
em:
- Marcinéia
Oliveira
http://www.programacases.com.br/coluna/aprenda-a-liderar-pessoas-e-nao-a-gerencia-las
- Rafael
José, 2 de setembro de 2016
- imagens – google imagens
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