terça-feira, 31 de outubro de 2017

Em um só dia - Cultura – Língua Portuguesa e Cinema!!

            Cinco de novembro é um dia de festa para a cultura brasileira. E não só por ser o Dia Nacional da Cultura, mas também o da língua portuguesa e o do cinema brasileiro.


Dia da Cultura
Instituído por meio de Lei Federal, em 1970, é uma homenagem ao jornalista, político, jurista e intelectual Rui Barbosa. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Barbosa, que foi importante defensor das liberdades civis.


 Língua Portuguesa
Origem do Dia Nacional da Língua Portuguesa
No Brasil, o Dia Nacional da Língua Portuguesa foi criado a partir do decreto de lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, estipulando a celebração para o dia 5 de novembro.
A escolha desta data é uma homenagem ao escritor e político brasileiro Ruy Barbosa, que nasceu em 5 de novembro de 1849, e é considerado um grande estudioso da língua portuguesa.
O idioma português, é o sexto idioma mais falado no mundo, presente em nove países como língua oficial e em quatro continentes. A expectativa é que, em 2050, 337 milhões de pessoas falem o idioma.

Cinema Brasileiro
O Dia do Cinema Brasileiro também é celebrado em 5 de novembro, em homenagem à primeira exibição pública de cinema no País, realizada no Rio de Janeiro em 1896.
No Brasil, as salas de cinemas estão presentes em todos os grandes centros urbanos e os filmes de comédia, de dramas sociais e biografias são os que mais levam telespectadores aos cinemas.

_____________________________________________________________________________
Fonte:

Ministério da Cultura
Google imagens



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Obrigada!