segunda-feira, 30 de abril de 2012

Etiqueta Profissional (By Carmen Fonseca)



O mercado de trabalho está altamente competitivo e com isso busca maiores qualificações do profissional. Pesquisas revelam que mais de 80% das empresas demitem funcionários por problemas de conduta, porque não querem ter sua imagem abalada por posturas inadequadas.
Dessa forma alem da qualificação, as características pessoais, o temperamento equilibrado e as boas atitudes também são exigidos.
Espera-se, ainda, que o profissional seja carismático, conciliador, que tenha bom humor, autocontrole, perfil de liderança, que goste de trabalhar em grupo, que estude e que, principalmente, se comporte de maneira adequada, o que significa seguir as regras básicas da boa educação e da ética profissional, ou seja, seguir certas regras da etiqueta.
Ter e manter a etiqueta empresarial pode significar não só a manutenção do emprego, mas o diferencial que qualquer profissional precisa para se destacar em relação aos demais. Saiba que a imagem que se constrói ao longo da sua vida profissional está intimamente relacionada com o comportamento no ambiente de trabalho. 
Quando se escuta a palavra “etiqueta” alguns pensam que é aprender a se portar à mesa ou em eventos sociais. A etiqueta é sinônimo de boa educação. Imprescindível na vida e também no mundo corporativo. Ser competente é primordial para ter sucesso em qualquer carreira, mas saber se comportar em qualquer situação que se apresente, é da mesma forma importante. Lembrando que é nossa imagem que está em jogo.
Sobre o tema, pesquisei algumas dicas que relaciono a seguir:
a)                Os apertos de mão devem ser firmes. Nada de pegar apenas nos dedos ou deixar a mão mole. Mas não entendam firmes como apertados demais a ponto de machucar, por favor!!!!
b)               O beijo no rosto é um cumprimento entre amigos, normalmente não utilizado no meio de negócios. Mas se a outra pessoa tomar a iniciativa ou for na sua direção, aja com naturalidade;
c)                Não chame pelo primeiro nome. Utilize sempre o “senhor” ou “senhora”, a não ser que a pessoa peça para tratá-lo pelo primeiro nome. Mesmo assim, nada de intimidades!
d)               Nos momentos de descontração, confraternização ou reuniões informais, principalmente com bebidas alcoólicas, comporte-se! A informalidade não é sinônimo de bebedeira, de “cantar” a mulher do outro, desrespeitar a(o) colega, falar alto, usar roupas ousadas ou extravagantes e outras formas de “queimar seu filme”;
e)               Ser pontual é um ato de muita elegância e educação;
f)                  Se precisar sair mais cedo de uma reunião, avise, em particular, a pessoa que vai presidi-la antes de começar e saia discretamente;
g)               Não faça fofocas. Um profissional de verdade tem mais o que fazer;
h)                Sempre responda às correspondências a aos e-mails com assunto de trabalho;
i)                   Evite o envio de e-mails de correntes e mensagens no horário de trabalho. Você pode achar “bonitinho”, mas se há trabalho a fazer, não perca tempo com isso;
j)                   Evite, da mesma forma, o envio de e-mails impróprios com piadas picantes ou que sugiram discriminação;
k)                Não encaminhem fotos inadequadas;
l)                   Sorria! Ninguém gosta de pessoas que só sabem resmungar e reclamar e lembre que seus problemas dizem respeito a você.
m)        Use e abuse da educação: com licença, por favor, obrigado(a), por gentileza, bom dia etc.
n)           Evitar falar muito alto, chamando a atenção para si;
o)           O sorriso é muito bem-vindo, mas na medida certa;
p)           Tenha sempre cartões profissionais disponíveis;
q)           Porta aberta não significa "entre";
r)             Pare à porta, sorria, peça licença. Ao ser autorizado entre, cumprimente com um "bom dia" ou expressão adequada para o horário, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele;
s)           Ao conversar olhe nos olhos;
t)              Aprenda a ouvir;
u)           Não se distraia durante as conversas;
v)            Postura: não cruze os braços, não se sente de qualquer jeito jogando o corpo na cadeira (mesmo se estiver cansado), como também não se sente na beirada da cadeira. Ao sentar-se esteja bem acomodado, porém ereto e de forma adequada.

Para os Homens
·                     Não ande com o paletó jogado sobre os ombros. É um sinal de desleixo;
·                     Não desabotoe o botão do colarinho e afrouxe o nó da gravata ainda no ambiente de trabalho (espere ao menos chegar no carro);
·                     Observe o tipo de vestuário utilizado e tente se adaptar, mesmo que você deteste usar gravata. Algumas empresas liberam o uso de roupas menos formais nas sextas-feiras, mas cuidado para não exagerar.

Para as mulheres
·                     Esmalte descascado nunca! É melhor estar sem esmalte e com as unhas limpas;
·                     Cuidado com roupas extravagantes, bijuterias exageradas e decotes sensuais;
·                     Cabelos: Mantenha-os limpos e de acordo com a apresentação que requer a função. Ex: Secretárias e recepcionistas normalmente prendem os cabelos na forma de coque ou rabo-de-cavalo.

Com as dicas acima se observa que a etiqueta precisa estar presente tanto no dia a dia na empresa, como ao se apresentar em uma entrevista de emprego. Nesse caso, principalmente, a primeira impressão é a que fica.
Os especialistas costumam dizer que se duas pessoas de igual capacitação técnica estiverem competindo por um lugar no mercado de trabalho, terá mais chances de sucesso aquela que melhor souber se apresentar e tratar as pessoas. O conhecimento e a prática das normas que regem o comportamento no mundo dos negócios geram benefícios imediatos, facilitam o trato com clientes, ajudam os profissionais a se portarem com confiança e naturalidade em qualquer circunstância da vida profissional, melhorando o relacionamento entre colegas ou entre chefes e subordinados da mesma empresa. As pessoas, na maioria das vezes, nem percebem as gafes que cometem, com isso se prejudicam e prejudicam a empresa.
 
Você não terá uma segunda chance para causar uma primeira boa impressão
 
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Foto: www.portaldoluxo.com.br

 





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