quarta-feira, 5 de abril de 2017

ARRASE NA APRESENTAÇÃO DO SEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC


A apresentação do TCC está chegando e junto o frio na barriga, o medo e a insegurança. Esse é um momento de grande importância na trajetória acadêmica. O aluno passa alguns anos estudando e vai explicar seu trabalho de conclusão de curso, em apenas alguns minutos.
O momento costuma ser de nervosismo, tensão, medo e ansiedade. No entanto, se você estiver bem preparado, o sucesso é praticamente garantido. O dia da apresentação oficial do TCC é o dia “D”. Todo o seu esforço e dedicação ao longo do ano resumem a esse momento, diante da banca examinadora e do público. É natural sentir um pouco de receio na hora de apresentar, mas você pode superar as dificuldades e surpreender os professores.

Observe algumas dicas que poderão ser de grande importância na hora de apresentar seu trabalho.

1.  Elabore um roteiro
Para apresentar o trabalho com mais segurança, é muito importante elaborar um roteiro, contendo os pontos centrais do seu TCC. Coloque no papel como será feita a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Dessa forma, ficará muito mais fácil organizar a apresentação oral e não perder a linha de raciocínio.

2 Apresentação em slides
Algumas pessoas optam por colocar textos e mais textos no slide, mas isso não é a melhor estratégia em uma apresentação de TCC. Não se deve apenas ler. O slide deve servir apenas de apoio para a fala do apresentador, mostrando os tópicos principais do trabalho. Todo cuidado é pouco para não deixar o material poluído e sobrecarregado de informações. Lembre a banca de professores já leu o seu trabalho, não precisa carregar a apresentação com informações demasiadas.
Ao montar uma apresentação de slides, o ideal é colocar apenas palavras-chave para conduzir a apresentação. Pode utilizar Ilustrações, desde que tenham relação com o trabalho.
Se estiver na dúvida do que colocar nos slides, faça um roteiro antes de começar a escrevê-los. O modelo irá conduzir sua apresentação oral.
Roteiro:
Apresentação: a primeira lâmina deve ser dedicada para identificar o projeto. Coloque seu nome completo, o título dado ao trabalho e quem o orientou.
Introdução: mostre os caminhos que levaram à escolha do assunto central. Justifique o motivo da escolha do tema, o objetivo do estudo, a metodologia usada e a forma como a pesquisa foi conduzida.
Desenvolvimento: apresente o desenrolar do trabalho, a abordagem dada, as alterações feitas em curso. Uma boa opção é comentar rapidamente a abordagem dos capítulos do TCC.
Conclusão: retome a ideia central e mostre o resultado final do estudo. Feito isto, é de bom tom agradecer as pessoas que ajudar no desenvolvimento do projeto e a atenção dada pela banca.

3            Estude os pontos fracos
Todo trabalho acadêmico tem os seus pontos fracos, ou seja, questões que não ficam bem resolvidas e que abrem espaço para interpretações. Por mais que o seu TCC esteja com as ideias bem amarradas, sempre pode ter um membro da banca pronto para levantar um questionamento. Portanto, vale à pena estudar os pontos fracos e exercitar possíveis argumentos.

4            Ensaie em casa
O ensaio é fundamental para que a apresentação do TCC seja bem-sucedida. Portanto, pegue o roteiro, leia com atenção e exercite a sua fala. Você pode explicar o conteúdo para algum membro da família ou mesmo olhando para o espelho. Ensaiar é fundamental para que a apresentação aconteça de forma natural, segura e dentro do tempo.

5            Encontre formas de controlar o tempo
O ensaio também auxilia a controlar o tempo. Tenha em mãos um cronômetro e faça de tudo para comportar a sua fala dentro do tempo estabelecido pela banca. Se for um TCC em grupo, os demais integrantes podem colaborar dando sinais a cada 10 minutos.


6.  Tire o dia da apresentação para se concentrar
Se você puder folgar do trabalho no dia da apresentação, faça isso. Aproveite o dia para revisar o conteúdo, fazer os últimos ensaios e se concentrar. Não deixe fatores externos atrapalharem o seu foco, afinal, apresentar TCC é algo que a gente costuma fazer uma ou duas vezes na vida.

7.  Realize uma alimentação leve

No dia da apresentação, procure manter uma alimentação leve e nutritiva, rica em frutas, verduras, legumes, cereais e carnes magras. Cuidado para não exagerar nos estimulantes, como café e energético. Lembre: não se deve tomar antes da apresentação, líquido com gás. 

8.  Encontre formas de relaxar
Horas antes do TCC, não adianta ficar lendo e relendo o trabalho. Você já teve várias semanas para se preparar, então é fundamental encontrar formas de relaxar. Ouça música, converse com os amigos, coma um chocolate ou pratique exercícios de respiração. 


9.  Chegue com antecedência
A apresentação do TCC é o dia D. Você levou meses da sua vida se preparando para isso. Portanto, chegue com no mínimo 30 minutos de antecedência.

10.    Teste os equipamentos
Teste os equipamentos disponíveis para a apresentação, como som, projetor, computador e apresentador remoto. Se alguma coisa estiver com defeito, dará tempo de corrigir ou pensar numa improvisação.

11.    Assista algumas apresentações
Na grande maioria dos cursos, a apresentação do TCC é aberta ao público. Dessa forma, é possível assistir aos trabalhos dos colegas. Essa experiência é ótima, afinal, permite ouvir as observações da banca.

12.    Mantenha uma boa postura
Coloque toda a sua atenção no seu projeto e controle a sua linguagem corporal. Evite ficar andando de um lado de um lado para o outro ou fazer muitos gestos com as mãos. Ensaiando na frente do espelho, você tem condições de corrigir a sua postura.

13.    Escolha o look certo
Nada de usar um look carregado, sensual ou com cores fortes. Trata-se de uma ocasião que exige certa formalidade, então escolha roupas confortáveis, sóbrias e com cores neutras.

14.    Fale com segurança
Ao apresentar o seu trabalho, procure transmitir segurança para a banca. Explique cada ponto importante do seu TCC e use conceitos defendidos por autores conhecidos para melhorar o embasamento do discurso.
O segredo para falar com segurança é ter completo domínio do conteúdo. Se você foi responsável por elaborar cada linha do seu TCC, isso não será um problema.
Geralmente, o tempo máximo de defesa não passa de 20 minutos. Apesar disto, não arrisque falar rapidamente, a banca pode não entender alguma parte do discurso ou até mesmo causar confusão. Fale devagar, de forma clara e num tom de voz adequado, que não transpareça o nervosismo e que não seja preciso interromper para pedir que você fale mais alto.
Seja firme. Fale com motivação, mas não faça piadinhas durante a apresentação e não use gírias.
Não esqueça também de deixar o celular desligado para não ser interrompido com uma ligação inesperada.

15.    Saiba articular com a banca
Ao final da apresentação, os professores costumam fazer questionamentos sobre o trabalho. Você deve justificar as suas ações, responder com firmeza e mostrar ter conhecimento aprofundado sobre o tema do TCC. Não discuta, mas defenda as suas ideias.
Caso um dos examinadores fizer uma pergunta que você não sabe responder, não tente improvisar algo para enganá-lo. Seja sincero e fale que o assunto em questão não foi o foco do seu TCC.
É bom também reler o trabalho entregue à banca. Entenda o ponto principal para não gastar o precioso tempo com o histórico do projeto. .
Depois de ter lido o projeto de ponta a ponta você estará preparado para os comentários e questionamentos dos professores. Evite ser monossilábico, responda com firmeza. Justifique todas as ações tomadas para que não haja dúvidas que o caminho escolhido é o certo. Se o estudante não conhecer a fundo o trabalho, terá dificuldade para defendê-lo.


Se o trabalho for em grupo, é bom que todos estejam afiados.

E aí? Está pronto para encarar a apresentação de TCC? Com essas dicas tenha a certeza que vai conseguir ter um bom desempenho nessa reta final.



LEMBRE: DOMINAR O CONTEÚDO É A PRINCIPAL ARMA PARA SE DAR BEM EM APRESENTAÇÕES




FONTE - BASEADO EM:
Imagens: google imagens




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Obrigada!