segunda-feira, 24 de abril de 2017

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO DIREITO DO AUTOR

     
A leitura é importante para todos. Não somente para os adultos como também para jovens de todas as idades. Seria excelente  também que as crianças,  quando pequenas, antes de dormir, escutassem historinhas de seus pais, pois ajudaria a desenvolver sua capacidade de compreensão muito mais rápido.

       A pesquisa Retratos da Leitura, aponta que 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro,  ( disponível em http://cultura.estadao.com.br/blogs/babel/44-da-populacao-brasileira-nao-le-e-30-nunca-comprou-um-livro-aponta-pesquisa-retratos-da-leitura/). Triste estatística para um país em desenvolvimento.

Ontem, dia 23 de abril, foi comemorado o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor . Um pouco da origem desse dia e dos benefícios que os livros  proporcionam está aqui nessa postagem.

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor é celebrado em 100 países no dia 23 de abril.*
Essa data comemorativa tem como objetivo proporcionar reflexão sobre a importância da leitura, assim como o prazer extraído dessa atividade. A data tem maior foco nos jovens, pois eles são muito mais atraídos pela tecnologia presente em aparelhos eletrônicos e esquecem as antigas e essenciais fontes de conhecimentos, nesse caso os livros.
Os direitos autorais também são lembrados no dia 23 de abril, de modo a proteger a criação do autor e não tirar sua credibilidade através da pirataria. Ter o dia do Direito do Autor é trazer reconhecimento pela contribuição que é dada à sociedade, assim como possibilitar maior estímulo aos autores em não desistir quanto ao desenvolvimento de suas obras.

Origem do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

A escolha do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor como dia 23 de abril aconteceu na XXVIII Conferência Geral da UNESCO em 1995. 
A origem da data é uma homenagem para William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega. Os três escritores famosos morreram no dia 23 de abril de 1616 (embora Miguel de Cervantes tenha falecido um dia antes, mas seu sepultamento ocorreu no dia 23). 
Benefícios proporcionados pelo livros.

1. A leitura estimula a memória, expandindo a capacidade de nossa mente. 


2. A leitura é combustível inesgotável para a imaginação.


3. A leitura nos dá as palavras; instrumentos para expressar nossos sentimentos. 


4. A leitura nos aproxima da compreensão de mundo e do autoconhecimento. 


5. Ao ler, nos deparamos com aquilo que pensamos: com nossas crenças.


6. É possível ''experimentar'' com a leitura sem de fato experimentar fisicamente.


7. O ato de ler leva naturalmente a escrever e amplia nossa capacidade para escutar.
8. A leitura constrói sonhos e nos empurra à realização dos mesmos.


9. A leitura desconhece a solidão e nos permite estar sempre acompanhados.


10. Ler eleva a autoestima. 






*FONTE: https://www.calendariobr.com.br/dia-mundial-do-livro-e-do-direito-do-autor//www.calendariobr.com.br/dia-mundial-do-livro-e-do-direito-do-autor
Imagens: google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Obrigada!