quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Conflitos: como Jeff Bezos lida com a discordância entre funcionários

     Tomar algumas decisões não é fácil. Garantir que todos concordarão com elas, também não. Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, encontrou uma maneira de lidar com a discordância entre membros de uma equipe.

Trata-se de uma frase simples com apenas três palavras. A dica foi compartilhada por Bezos em uma carta anual aos acionistas em 2017.

 

Um artigo publicado no portal Inc.com traz um exemplo de sua aplicação quando o conflito ocorre entre áreas diferentes do negócio. De acordo com o exemplo, a discordância pode ocorrer entre as áreas de vendas e marketing, ou seja, preços mais baixos tendem a converter mais vendas, o que agrada ao time de vendedores. Contudo, um preço alto pode reforçar o encanto sobre um produto premium e exclusivo – objetivo do time de marketing. Cabe ao líder tomar a decisão.

Para superar conflitos assim, Bezos introduziu um truque linguístico: a frase "discordo e me comprometo". O site destrinchou a colocação, explicando a função de cada palavra:

1. "Discordo..." Muitas pessoas acreditam que a tomada de decisão deve se basear na criação de consenso. Contudo, o objetivo não é convencer a todos. Na verdade, a revisão de fatos e a tomada rápida de decisões é que devem nortear a escolha. Ocasionalmente, você cometerá erros. Porém, ao discordar de maneira aberta, permitirá que as pessoas deixem suas oposições registradas e sigam em frente para ajudar a equipe rapidamente.

 

        2. "... e ..."

A presença da conjunção indica que não se trata apenas do “concordar em discordar”. Há algo mais importante a ser adicionado.

 

        3. "... me comprometo"

O objetivo não é um acordo: é uma ação combinada e coordenada. Esse trecho consiste no compromisso implícito dos membros da equipe que podem ter discordado: "Eu poderia ter tomado uma decisão diferente se fosse a autoridade final. Porém, reconheço que tomamos outra decisão e farei o meu melhor a partir disso", exemplifica o texto.

 

 
Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon

Quanto a tomar decisões, Bezos tem a "regra dos 70%" , que é um guia para tomar decisões mesmo sem ter todas as informações necessárias. Saiba como praticar esta técnica do fundador da Amazon. Existem companhias que tomam decisões rapidamente e se arrependem. Outras demoram para se decidir e também enfrentam o fracasso.  Jeff Bezos, segue uma regra que soluciona essas duas situações. Ele toma decisões pela "regra dos 70%". 

Segundo o site americano Inc.com o empresário reconhece que os empreendedores nem sempre têm acesso a todas as informações em que poderiam basear uma decisão e que, na maioria dos casos, esperar por elas é um problema. "A maioria das decisões deveria ser tomada com cerca de 70% das informações que você gostaria de ter. Se você esperar pelos 90%, você provavelmente está sendo lento demais", afirma Bezos.

Saber se você já tem 70% das informações é a parte mais difícil. É uma questão de experiência e de tempo até você descobrir quando é a hora para tomar decisões ou esperar.

Pense se você tem cerca de 70% dos dados necessários antes de ir a uma reunião. Por exemplo, você analisou prós e contras que alguma decisão teria no seu negócio e qual o tamanho da oportunidade?

Considere também o risco de estar errado. Como diria Jeff Bezos se você tem certeza de que está tomando a decisão correta, provavelmente perdeu tempo.

 

E você, como toma suas decisões? 

Conta aqui nos comentários.

 

 

Baseado em:

https://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/Gestao-de-Pessoas/noticia/2020/08/o-truque-de-jeff-bezos-para-lidar-com-discordancia-entre-funcionarios.html

https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2020/07/todas-empresas-devem-seguir-esta-regra-de-jeff-bezos.html

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