segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Líderes que sabem extrair o melhor de suas equipes

 

                                                       imagem: abcpnl.com.br

Esse texto baseado em https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2020/10/8-caracteristicas-dos-chefes-que-extraem-o-melhor-de-suas-equipes.html, mostra que comunicar-se claramente e demonstrar que se importa com o time são algumas atitudes de bons líderes. Porém existem outros comportamentos que estimulam os funcionários e os motivam a realizar bons trabalhos e atingir excelentes resultados.

Com as mudanças significativas nos negócios e incertezas em meio à pandemia, os líderes têm um papel muito importante para fazer com que seus funcionários colaborem mais.  Precisam mostrar, principalmente, coragem, empatia e confiança.

O medo do futuro, as incertezas em relação à sua colocação na empresa, o  receio de perder benefícios oferecidos  pela empresa e o pior perder, até, o próprio emprego, são fatores que provocam nas pessoas a desmotivação, instabilidade emocional e insegurança. Cabe ao líder tentar reverter essa situação e apoiar sua equipe nesse momento de crise. 

Segundo Angela Kambouris, coach de liderança, da Entrepreneur, "as práticas de liderança podem determinar como as equipes se sentem, observam e se apoiam em tempos de crise e ambiguidade. Sua equipe se lembrará de como foi liderada ao longo deste período”. Na visão dessa profissional, existem oito medidas que podem ajudar os líderes a causar um impacto positivo neste período:

1. Comunicação clara - Palavras e ações de um líder podem ajudar os funcionários a se sentirem seguros. “Os líderes devem dar às pessoas o que elas precisam, quando precisam”, diz Kambouri, que acrescenta que eles devem se comunicar com clareza e com frequência, mantendo a transparência e ajudando as pessoas a entender tudo o que aconteceu.

2. Fortalecer a química da equipe - Uma equipe bem entrosada faz toda a diferença, e isso pode ser alcançado de formas simples. Uma delas é separando alguns minutos no início de uma reunião para encontrar interesses comuns, refletir sobre os sucessos alcançados, compartilhar histórias pessoais e o que as pessoas estão assistindo na Netflix. Também é possível criar uma sala para tomar água e café enquanto os funcionários podem conversar sobre esportes e falar sobre os memes mais recentes.

Os líderes podem compartilhar suas histórias pessoais para estimular conversas sobre desafios e mostrar que também são humanos.

3. Conversa individual - Por meio de reuniões individuais, você pode criar um ambiente em que conhecerá seus funcionários em um nível mais profundo. A coach sugere fazer perguntas como: o que é mais importante na função atual; como o funcionário descreveria um ótimo dia; o que o deixa orgulho no trabalho; qual iniciativa ele gostaria de liderar.
Essas respostas podem identificar práticas e desencadear ações que são importantes para a equipe.

4. Liderança responsável - A falta de responsabilidade dentro de uma equipe prejudica toda a produtividade. “Os indivíduos precisam saber o que eles e o grupo são responsáveis ​​por entregar”, diz Kambouri.

Os líderes precisam explicar o motivo de os funcionários estarem gastando seu tempo com determinado trabalho e a importância disso. Ao definir expectativas claras, os membros da equipe têm clareza sobre os padrões e os resultados — e essa conversa precisa ocorrer mais de uma vez.

5. Um bom líder é um mentor - Não basta apenas dizer o que fazer: é preciso saber orientar também. Um líder que também é um mentor pode ser a salvação para um time. Por meio de reuniões semanais de equipe, os líderes exploram quais obstáculos precisam ser removidos, fornecendo um feedback equilibrado sobre o que deu certo e como é possível aprender com as experiências. 

6. Conversas de liderança - A saúde mental não pode ser deixada de lado, especialmente em um momento de incerteza como o que vivemos agora com a pandemia. À medida que as pessoas voltam para o local de trabalho, podem continuar a ter confusão sobre o que está por vir. “Os líderes podem oferecer espaço e tempo para que todos os funcionários falem sobre a incerteza que sentem, reflitam sobre o que mudou para eles e as lições valiosas que aprenderam sobre si mesmos e seu trabalho durante esse período”, diz Angela Kambouris.

7. Invista em planejamento de sucessão - Também vale mostrar para os funcionários que você investe no desenvolvimento deles para um futuro dentro da empresa na organização. A prática pode levar a aumentos no engajamento e minimizar a rotatividade dos membros da equipe.

8. Um modelo único de trabalho não funciona para todos - Deixar o funcionário decidir se ele retornará ao escritório ou continuará em home office é uma forma de respeitar a diferença de personalidade das pessoas. Os líderes podem conduzir discussões para saber como as pessoas se sentem em relação ao retorno ao local de trabalho — assim como os benefícios e os riscos disso. Para isso, eles devem procurar saber como as pessoas se sentem no momento. De acordo com Angela Kambouris: “Por meio de conversas individuais e discussões em equipe, os líderes podem explorar quais estratégias podem ser adotadas para apoiar a inclusão”.

                                          Liderança é ação, e não posição.
                                                                 Donald McGannon

                                                         imagem:ibccoaching.com.br

E você? Está preparada(o) pra ser líder?

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