segunda-feira, 16 de julho de 2012

Entrevista de Emprego: você está preparado? (Final)



Hoje posto a terceira e última parte de Entrevista de Emprego: você está preparado?
Foram três postagens, sobre o tema, mas nem por isso o assunto está esgotado, evidente. Sempre que encontrar alguma novidade estarei divulgando.
Na postagem de hoje estão perguntas que possivelmente farão parte da entrevista e um roteiro, que destaca alguns pontos das postagens anteriores, para orientar na pré-contratação. Os links relacionados à pesquisa estão ao final do texto.
Sempre bom reforçar que ao ser chamado para a fase da entrevista, prepare-se, leia sobre a empresa e siga as dicas que orientam sobre esse tão temido momento na carreira de qualquer profissional. Alguns o encaram com naturalidade, mas muitos candidatos ficam tensos. Porém se as dicas forem aproveitadas, os momentos de nervosismo e tensão poderão ser aliviados e a entrevista não será mais vista como a vilã na fase da seleção.
Aproveitem, mas lembrem: verdade e ética acima de tudo.


Carmen Lúcia Couto




PERGUNTAS MAIS FREQUENTES





1. Fale sobre si. Essa questão é quase rotina nas entrevistas. A resposta deverá se sucinta, direta e, acima de tudo, que valorize o seu perfil profissional.


2. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo? Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria empresa. Respostas como "ganhar bem" ou "aposentar-se" são totalmente proibidas.

3. O que o levou a enviar o seu curriculum a esta empresa? Previamente faça uma pesquisa sobre a empresa. Vá ao site institucional, faça pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e, se possível, converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá. Ao ser questionado poderá falar sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma organização de elevado interesse para qualquer profissional, justificando, com isso, a escolha e envio do currículo para essa empresa

4. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje? O que é pretendido com esta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequências e decidir a melhor forma de resolver.

5. O que procura num emprego? As respostas são várias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa etc.

6. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos? Se falar "não" a esta pergunta pode destruir por completo as suas hipóteses de ser o candidato escolhido, demonstre-se capaz de trabalhar por prazos e dê exemplos de situações vividas em trabalhos anteriores.

7. Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos. Esta é sempre das perguntas mais complicadas, mas o que se espera é que o candidato saiba "vender" o seu produto. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.

8. O que você faz no seu tempo livre? Os hobbies e ocupações demonstram também a capacidade de gerir o seu tempo, preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.

9. Quais são as suas maiores qualidades? Aponte aquelas características universalmente relacionadas com um bom profissional: proatividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, e competência.

10. Pontos negativos/defeitos? Naturalmente que a resposta não poderá ser muito negativa, pois serão poucas as hipóteses para um profissional que diga ser desorganizado, desmotivado ou pouco cumpridor dos seus horários. Assim, o truque é responder partindo daquilo que normalmente é considerado uma qualidade, mas agravando-o de forma a parecer um "defeito". Ou seja, exigente demais, perfeccionista, muito auto-crítico, persistente demais etc.

11. Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional? Não se queixe e, em caso algum, critique a empresa e respectivos colaboradores ou chefes. Diga sempre alguma coisa positiva, ou o ambiente de trabalho ou o produto/serviço da empresa. Se começar a apontar defeitos ao seu emprego anterior correrá o risco de o entrevistador achar que o mesmo pode acontecer no futuro relativamente aquela empresa.

12. Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação? Seja qual for a sua escolha, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e, importante, que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.




Segue abaixo um roteiro que auxiliará na preparação da conversa. É um resumo dos pontos abordados nas três postagens aqui no blog sobre o tema.

Os assuntos nas entrevistas são sempre os mesmo e envolvem pontos fortes e fracos, objetivo profissional, o que fez você se interessar por essa empresa e outros, mas tem um ponto importante que já comentei neste blog que é a forma de tratamento para com o entrevistador, maneira de vestir, falar, horários e outros.
A informação e preparo serão os pilares de apoio que o candidato poderá ter. Leia!
Pense nisso.



a)   Pegue um papel e faça uma lista de seus pontos fortes e fracos. 

b)  Escreva o que você almeja para a sua vida profissional. 
c Atualize o currículo e leve uma cópia. Caso seja solicitado,  entregue-o ao selecionador. 
d)  Busque informações sobre a empresa e acompanhe o noticiário. 
e)   Treine em casa. Isso mesmo! Pense nas perguntas que podem lhe fazer e ensaie as respostas. 
f)    Prepare-se também para responder por que você é a candidata ideal para a vaga. 
g)  Separe a roupa que vai usar um dia antes – confortável e sem decote ousado. 
h)  Confira o caminho até a empresa e calcule o tempo necessário para chegar cerca de 15 minutos antes. 
i)     No dia anterior, relaxe. Tenha uma boa noite de sono para não estar com aspecto cansado na entrevista. 
j)     Observe o ambiente e veja como as pessoas trabalham. Isso vai lhe ajudar a perceber o que esperam de você. 
k)   Esqueça termos como “querida” e “meu bem”. Transmite falsa impressão de intimidade. 
l)     Deixe em casa chicletes e cigarro. 
m) Procure não olhar para o relógio, não roer unhas e desligar o celular. 
n)  Saiba de cor o nome e o cargo de quem vai entrevistá-la. 
o)  Mostre autoconfiança e uma boa dose de entusiasmo. 
p)  Acalme-se e pense bem antes de responder. 
q)  Evite respostas longas, mas também não seja monossilábica. 
r)    Evite respostas vagas. Procure ser direta com o entrevistador. 
s)   Gírias são terminantemente proibidas! 
t)    Não minta. Em geral, o entrevistador descobre. 
u)  Autenticidade e naturalidade sempre rendem bons frutos. 
v)   Se lhe perguntarem algo que não sabe, diga que não tem muito conhecimento sobre o assunto, mas que ficou curioso e vai se informar. 
w) Falar mal das empresas onde trabalhou, colegas ou chefes? Por nada nesse mundo! 
x)Deixe o selecionador mencionar antes sobre salário e benefícios. Não precisa perguntar. 
y)   Não interrompa o entrevistador. 
z)   Pergunte quais serão as responsabilidades e metas do cargo.

Aproveite também para explicar porque suas qualidades se encaixam perfeitamente no perfil descrito.


Boa Sorte!


Referências

Fotos: Google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Obrigada!