terça-feira, 22 de julho de 2014

Grandes Dicas Sobre Carreira Profissional*



            Quando li o texto abaixo, achei muito apropriado ao funcionário que quer se sair melhor na carreira ou no cargo que está ocupando. São dicas interessantes do consultor Paulo Sérgio Buhrer, que complementei em função da minha experiência como professora e profissional na área de gestão. São sugestões simples para quem quer ser bem sucedido na profissão. Isso não significa dizer que vá subir imediatamente de cargo e ganhar uma fortuna, mas estará galgando mais um degrau nesse sentido.

            Aproveite e Sucesso!!


1ª. FAÇA MAIS QUE O COMBINADO
             Ninguém ganha mais por fazer aquilo que combinou com seu chefe. Normalmente as pessoas nem isso fazem. Por isso, decretam o fracasso logo que começam numa profissão. Para ter uma carreira de sucesso, faça mais do que o combinado, não importa se a empresa é boa ou ruim, se o chefe é uma pessoa boa ou ruim. A maioria pensa logo: “meu chefe não merece” ou “não vou ganhar mais por isso”.
            Enquanto estiver na empresa, vá além. Procure fazer dentro dos padrões e das necessidades, evidente, sem parecer um “puxa-saco”, mas mostrando que determinado trabalho poderá ser melhorado e sua intenção é levar bons resultados para a empresa.
            Reflita: o que você faz além do combinado, mesmo sem receber um centavo, imediatamente, por isso?


2ª. TRABALHE NA ESCURIDÃO
            Sim, trabalhe na escuridão. Gente de sucesso trabalha enquanto as outras dormem. Não significa ser um maluco por trabalho e deixar de lado todo o resto. Quer dizer apenas que você precisa se dedicar fora do comum, em horários onde quem reclama da vida está assistindo novela ou no boteco jogando bilhar. Você também pode ver novelas, e pode jogar bilhar, enfim, pode fazer o que quiser, mas, sabe que na hora em que a coisa pega, você precisa ter disposição para trabalhar qualquer horário.
            Reflita: você lê em casa? Você estuda seu produto, mercado, a concorrência fora do horário normal de trabalho? Você pergunta se seu chefe precisa de ajuda depois do expediente? Cancela algum compromisso se for necessário?


3ª. HONRE SUA PALAVRA
            Antigamente, por exemplo, existiam as mercearias e os chefes de família sempre compravam fiado, não porque gostavam, mas, porque o dinheiro acabava antes do final do mês. Não assinavam qualquer documento ou recibos. 
               A primeira coisa que eles faziam quando recebiam o pagamento era passar em todas as mercearias para pagar a conta.
            Hoje, infelizmente, vemos muita gente sem palavra, e, no aspecto profissional, a honra da palavra não passa do fim do período de experiência. Jamais quebre o que combinou, e, se for para quebrar, que seja para fazer mais e melhor. Caso a empresa onde trabalhe não cumpra o que prometeu, cumpra você. Logo surgem oportunidades para quem tem o coração limpo.
            Reflita: Você tem coragem de olhar para o espelho e dizer: eu sempre cumpro minha palavra?


4ª. VALORIZE PEQUENAS COISAS
            Não importa qual profissão você exerce agora nem quanto você ganha com ela. O que realmente importa é você valorizar o que tem no momento. Os indianos dizem que Deus tira tudo o que a gente não agradece ou não valoriza. Acredito nisso e vejo funcionando o tempo todo. Se você for mecânico, não reclame da vida, do salário, do chefe, da graxa. Faça o seu melhor trabalho como mecânico, até que Deus olhe pra você e pense: “Puxa, esse cara é um excelente profissional, nunca reclama de nada, ganha pouco, mas doa sua alma no trabalho. Vou dar um jeito de melhorar a vida dele”. Isso vale para todas as profissões. Seja você gari, porteiro, ajudante, assistente, secretária, empregado (a) doméstico (a), taxista, engenheiro, eletricista, pintor, professor. Nunca menospreze o trabalho que está na sua frente. É nele que você encontra dignidade e tem a oportunidade de mostrar a Deus, e ao mundo, o quanto você é bom, e, aí, o resto Ele faz, por conta própria ou usando alguém.

           Reflita: Existem dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que escolhem ser felizes e aquelas que optam por ser infelizes. A felicidade não vem da fama, da fortuna ou de bens materiais. Ela vem de dentro. A pessoa mais rica do mundo pode estar miseravelmente infeliz, enquanto um que não tenha tantos recursos pode estar sorrindo e contente com a sua vida. As pessoas felizes o são porque se fazem felizes. Elas têm uma visão positiva da vida e permanecem em paz com elas mesmas. E você está fazendo o que por sua felicidade?

 

5ª. ESFORÇO VALE POUCO
            É verdade, esforço vale pouco no mundo corporativo. O que vale são resultados. Claro que para você atingir resultados tem que, além de muita coisa, se esforçar. Mas as empresas não seguram muito tempo quem só se esforça, porque erra mais, dá prejuízo e é chamada de incompetente. Conheço muita gente esforçada, dedicada, no entanto, que vive cometendo os mesmos erros, dando resultados medíocres. É como o gerente financeiro que é esforçado, mas, um belo dia chega ao diretor geral e diz: “Senhor, me esforcei, mas errei nos investimentos e estamos à beira de um colapso”. Se esforce, porém, para dar resultados. Não acredite na história de que o esforçado vai longe. O que o leva longe são os resultados que você apresenta.

            Reflita: você tem apresentado bons resultados?


6ª. CONTINUE
            Sim, a vida da gente é um ato contínuo, não tem fim como nos romances,  novelas e filmes.
DOEU? Continue...
SOFREU? Continue...
FRACASSOU? Continue...  CAIU? Levante...
É UM SUCESSO? Siga em frente...
DEU ALGUNS PASSOS PRA TRÁS E JÁ SE ACHA VELHO PARA TENTAR NOVAMENTE? ...Tome impulso (e fôlego) e continue.

            Na vida, não importa quantas vezes as coisas deram errado, não importa quantas vezes parou. O que vale é o ato de continuar, apesar de tudo, e só escrever fim depois de ter feito tudo, mas absolutamente tudo para que desse certo. Se fizer isso, dá certo, sem dúvida. Continue...

Reflexão Final: 



_______________________

*Fonte: Paulo Sérgio Buhrer 
Qualidade Brasil - O seu portal brasileiro de Gestão 
Imagens: google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Obrigada!