domingo, 31 de março de 2013

DICAS PARA UMA BOA APRESENTAÇÃO



     Saber apresentar um trabalho na faculdade ou uma ideia/projeto na empresa pode dar um diferencial ao profissional esteja ele na sala de aula, em frente aos colegas e professores ou na sala de reunião, enfrentando o chefe e companheiros de trabalho. Como professora, observo alunos no momento em que apresentam seus trabalhos e sei que muitos se preparam, estudam e, até, se vestem de maneira apropriada para o tão temido dia do seminário, mas outros não estão nem ai. Alem de se apresentarem como se estivessem saindo da praia, não estudam e se escoram nos colegas.
Sabe-se que atualmente em qualquer cargo ou área de atuação, é preciso saber se comunicar. Além da competência para desempenhar o que faz profissionalmente, é necessário também saber falar às pessoas do que é capaz, sejam elas seus clientes, parceiros, superiores ou liderados.
Nas empresas o que tenho observado, pesa mais o nervosismo que teima em chegar na hora da apresentação e alguns profissionais que não tem postura ou dicção apropriada, tornando até incompreensível o conteúdo a ser apresentado.
Procurei reunir nesta postagem, várias dicas que podem auxiliar o profissional a preparar uma apresentação e a se preparar também para “fazer bonito” quando estiver no “palco”.
Para alunos: não é porque você está em sala de aula que pode ir com qualquer roupa. Observe aqui as dicas que cabem à sua apresentação e plateia e saiba que a sala de aula é o ambiente de aprendizado aproveite esse momento.
Lembrando sempre da melhoria contínua, porque se a primeira apresentação foi um sucesso, ou não, aprenda sempre com ela, avalie seus erros e acertos, verifique como foi a recepção de seu público ao que foi apresentado e se empenhe em melhorar nas apresentações futuras. Não deixe que possíveis elogios o convençam que não existem pontos que podem ser melhorados.
Boa Sorte!

Planejamento
1 Planeje suas apresentações - Defina um objetivo, ou seja, aquilo que você quer mostrar ao público (seu superior, colegas de trabalho, liderados ou professor). Depois, reúna as informações mais importantes que realmente interessarão ao público alvo;
2 Quem é o público alvo? – procure associar o conteúdo ao público alvo, bem como a linguagem e vestimenta;
3 Confira tudo - Confira seu planejamento de forma detalhada, antevendo possíveis contratempos e dificuldades e precavendo-se quanto a eles. Chegue cedo ao local, prepare o ambiente da apresentação, verifique som, microfone, computador se tiver no local ou ligue antecipadamente o seu computador, abra sua apresentação observando se o arquivo está ok e não deixe de levar um backup para prevenir.
5 Toda apresentação tem introdução, desenvolvimento e conclusão.
6. Planeje sempre um plano B: Imagine que você precise usar internet e exatamente na hora de sua apresentação cai a rede! Vai acabar a apresentação? Não! Salve todo o material que precisa ter acesso a internet em seu pen drive e tenha cópias de sua apresentação no seu e-mail, cd, entre outras. Alunos: para o trabalho em equipe todos devem ter estudado e todos devem ter uma cópia do trabalho. Não cabe a desculpa de que “a” ou “b” ficou com o trabalho, não pode ir a aula e a equipe irá ficar sem apresentar.
7      Organize-se! Planeje seu tempo. 

Prepare-se:
 1.   Para qualquer apresentação que for fazer, estude, estude e estude várias vezes. Exercite o que vai dizer, para ter fluência na sua fala. Não treine apenas sozinho, se possível, apresente para outras pessoas, que poderão opinar não só sobre o conteúdo, mas na sua forma de falar e expor as ideias. Não se prepare apenas quanto ao conteúdo, mas também pratique a forma de falar e se apresentar. Ensaie sua apresentação, utilize um cronometro para medir o seu ritmo.
2. Fale para seu ouvinte, não para você. Se for necessário, use uma linguagem mais clara e simples.
3. .A introdução é o ponto mais importante da palestra. Prenda a atenção logo no início, caso contrário, dificilmente a apresentação fluirá bem.
4. Varie o tempo para prender o interesse.
5.  Fale de maneira clara, em alto e bom tom. Seja expressivo.
6. Escolha palavras que comuniquem exatamente o que você quer falar.
7. Faça pausas periódicas. Isto ajuda sua plateia a assimilar o que você disse.
8. NUNCA utilize jargões ou expressões populares, palavrões e piadas que indiquem racismos, religião ou preferências sexuais. Pode contar um caso engraçado, mas não exagere, um para cada trinta minutos de apresentação esta de bom tamanho e lembre-se, não tente ser engraçado se você não consegue. Piadinha sem graça, pode deixar uma má impressão.
9.  Varie o timbre, volume e tom de voz, mas seja você mesmo, fale com naturalidade.
10.  Comunique-se também com expressões faciais, gestos e movimentos.
11.  Sempre mantenha o contato visual.
12.  Olhe para várias direções durante o decorrer da apresentação. Não fixe o olhar em uma única pessoa por mais de 2 segundos.
13.  Pode levar anotações, mas só as use em caso de urgência e, se possível, opte por um projetor.
14.  Se as conversas paralelas começarem, aumente o tom de voz para prender a atenção novamente.
15.  Se usar Slides, lembre-se: 80% de imagens e outros gráficos e 20% de palavras escritas.
16. Decore sua fala de abertura. Ensaie quantas vezes for preciso.
17. Utilize roupas que lhe deixem confortável, mas cuidado, mulheres, com cores fortes, bijous extravagantes, maquiagem exagerada, transparência nas roupas, sapatos que desequilibrem, decotes cavados e saias/vestidos curtos. Vista-se bem, mas mantendo a coerência com o conteúdo e plateia. Você não gostaria de assistir a uma palestra de alguém que está de calça surrada, camiseta, calçando chinelos, depenteado e usando óculos escuros, por exemplo.
18.  Utilize um gravador para ensaiar seu timbre e velocidade de voz.
19.  Se você não tem habilidade para utilizar um Laser ou outras “tecnologias”, por favor, não o faça.
20.   Não se limite a ler tudo que está no slide: os slides foram feitos para guiar a apresentação e não para servir de livro digital na sua apresentação. Escreva em tópicos. Não escreva textos longos. A plateia deve se prender a sua apresentação e não ao slide. OBS: Slides com conteúdo mais extenso pode ser utilizado como apoio aos estudantes em sala de aula, mas lembrando que devem ser explicados pelo professor, não apenas lido.
21.  Não esqueça de citar as fontes (autores) do conteúdo a ser apresentado.
22.  Disponibilize-se para fazer networking após a apresentação, ou seja, trocar cartões, conversas e conteúdos que interessem a vida profissional.
23.  Conte sua experiência, desde que ela seja relevante.
24.  Lembre-se, você é quem está apresentando, logo, você conhece o assunto melhor do que todos na plateia. Não deixe que algum metido a sabe-tudo interfira no seu conteúdo.
25.  Não destaque os seus erros, despreparo, problemas de saúde. Tipo: “hoje não dormi, porque estava com muita dor de cabeça”, ou “desculpem, não tive tempo de me preparar” etc. Acreditem. Tem palestrante que diz isso!!! Mas se por acaso aparecer um slide que você esqueceu que havia colocado, é melhor dizer “não tenho ideia de como este slide veio parar aqui” e continuar a apresentação naturalmente. A falta de preparo é, antes de tudo, um desrespeito para com a plateia alem de ser uma irresponsabilidade.
26.  Controle a ansiedade. Gestos como esfregar as mãos, andar pra lá e pra cá, tirar e colocar as mãos no bolso, cruzar e descruzar os braços e outros só demonstra o seu nervosismo. Tente ser o mais natural possível.

?Perguntas:
1. Antes de responder qualquer pergunta, agradeça ao ouvinte por perguntar.
2.  Nem todas as perguntas são interessantes. Não diga que uma pergunta sem sentido é interessante se ela não for.
3.  Esteja preparado para perguntas.
4.  Se não souber responder, não invente uma resposta, seja sincero e diga que vai pesquisar sobre o assunto e que enviará por e-mail, caso não haja um novo encontro com o mesmo grupo. Mas lembre de enviar a resposta.
5.  Responda perguntas dirigindo-se ao grupo.
6.  Deixe seu e-mail disponível para novas perguntas.

 Prepare bem o material
Dicas para apresentação em slides.

1 Não cometa erros de ortografia: Não checar a escrita das palavras demonstra completa falta de cuidado e atenção.
2 Não crie combinações de cores que causem distração: Azul e verde são as mais difíceis de ler.
3 Não usem diversas fontes na sua apresentação, no máximo três estilos de fontes numa apresentação inteira.
4 Não utilizem uma fonte muito pequena. Fonte tamanho 24 a 28 são ideais.
5 Não insira imagens distorcidas. Procure imagens de tamanho superior ao seu slide e reduza ao tamanho necessário. Nunca pegue uma imagem pequena e aumente sua dimensão, a resolução vai ficar ruim.
6 Não abuse das animações, efeitos e “barulhinhos”.
7 Atualize seus softwares de criação de slides. Procure sempre estar por dentro das novidades que giram em torno dos softwares de edição de slide.

Fonte: google imagens
__________________________________________________

Dúvidas? Dicas?
Mandem e-mail!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Obrigada!